Instagram exibirá alertas AMBER de crianças desaparecidas

Quem já viajou para os Estados Unidos provavelmente já recebeu um alerta AMBER (America’s Missing: Broadcast Emergency Response, ou Emergência de Rapto de Criança), utilizado para avisar as pessoas sobre emergências, especialmente relacionadas a crianças desaparecidas ou sequestradas por meio de estações de rádio, TV, SMS e internet.

A novidade anunciada pelo Instagram hoje foi exatamente sobre este assunto, sendo que a partir de agora o aplicativo também vai incorporar os alertas AMBER em 25 países, deste modo, sempre que o governo emitir um alerta do tipo para as pessoas ele será exibido no topo do feed da rede social para as pessoas na área onde uma criança perdida ou sequestrada, com a finalidade de auxiliar nas buscas.

O alerta será exibido no Instagram com uma foto da criança desaparecida e uma breve descrição do caso e o usuário poderá tocar no botão “Saiba mais” para conferir mais fotos, dados da última localização conhecida da criança e a fonte do alerta. Nesta tela ainda será possível ter acesso direto à agência policial responsável para fazer alguma denúncia ou passar alguma informação.

De acordo com o pessoal do MacMagazine os alertas AMBER no Instagram começarão a aparecer nas próximas semanas em 25 países: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Grécia, Guatemala, Irlanda, Jamaica, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Malta, México, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, Romênia, Taiwan e Ucrânia. O Brasil que ainda não adota a prática nacionalmente (somente no Rio de Janeiro) e Portugal ficarão de fora desta novidade extremamente útil, ao menos por enquanto, o que é uma pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *