MacBook Pro com chip M1 supera o novo modelo M2 em testes

Até agora não entendi o motivo da Apple colocar um SSD mais lento no MacBook Pro M2 de nível básico e ao que indicam alguns testes realizados recentemente, esta escolha teve um impacto notável no desempenho deste novo modelo, que foi superado pelo seu antecessor, o MacBook Pro M1 em alguns testes de estresse que dependem muito do uso de memória swap. Os benchmarks revelaram pela primeira vez que o SSD M2 MacBook Pro básico é cerca de 50% mais lento que o modelo M1, o que realmente uma diferença bastante significativa.

No vídeo abaixo, o YouTuber Max Tech realizou alguns testes de estresse da vida real nos MacBook Pros M2 e M1 de nível básico com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, incluindo a exportação de fotos e vídeos do Lightroom, Final Cut Pro e a execução de vários aplicativos simultaneamente.

Nos testes fica claro que conforme o uso da memória unificada aumenta, o macOS procura utilizar o armazenamento interno como memória virtual, sendo que exatamente neste ponto um SSD mais rápido faz a diferença, pois permite uma troca de dados mais rápida entre a RAM e a memória virtual.

Para resolver o problema, fuja da versão de entrada do MacBook Pro de 13 ” com chip M2, optando pelo modelo com SSD de 512GB que apresenta o mesmo desempenho do seu antecessor ou ainda tente escolher um modelo com 16 GB de RAM para reduzir o uso da memória swap. Assista ao vídeo abaixo para ver as diferenças de desempenho entre as duas máquinas:

Via Cult of Mac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.