Solve For Tomorrow: 5 curiosidades sobre os projetos da 9ª edição

Uma das iniciativas mais interessantes da Samsung é o Solve For Tomorrow, que em sua 9ª edição brasileira contou com projetos inovadores, que trouxeram soluções diversas para a sociedade por meio de iniciativas de saúde e, principalmente, sustentabilidade. O programa global de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec, é conhecido em 23 países por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem protótipos com soluções criativas por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Veja mais detalhes no release de imprensa que acabou de chegar por aqui e que sem dúvida alguma, vale muito a pena compartilhar em sua íntegra!

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow reconhece os esforços de jovens estudantes de todo o país para tirarem suas ideias do papel, utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula e somando-o à sua imaginação, para que desenvolvam suas habilidades pessoais e sejam inseridos no campo da ciência e pesquisa. Veja abaixo algumas curiosidades sobre os projetos vencedores da edição de 2022.

  1. A eficácia das plantas típicas

Com o protótipo de cápsulas biodegradáveis para combate à arboviroses, os alunos de Cascavel (CE) ficaram em 1º lugar entre os Vencedores Nacionais do Solve For Tomorrow 2022. A solução foi desenvolvida a partir da resina do cajueiro e do pinhão roxo, uma planta típica da região que conta com propriedades inseticidas, além de ser capaz de combater o Aedes Aegypti, também conhecido como mosquito da dengue.

  1. Tratamento com produtos 100% naturais 

Alunos de Porto Velho (RO) elaboraram uma biopomada como alternativa ao tratamento da leishmaniose cutânea e ficaram em 2º lugar entre os Vencedores Nacionais da edição. Para desenvolver um protótipo 100% natural, a equipe utilizou produtos encontrados na Região Amazônica, como o óleo de copaíba, o extrato bruto de uma planta e cera de abelha. Os alunos contaram com o auxílio de técnicos e docentes do Instituto Federal de Rondônia para avaliar o potencial de permeação cutânea da biopomada, e da Plataforma de Bioensaios de Malária e Leishmanioses da Fiocruz-Rondônia, para avaliar a eficácia das substâncias naturais contra o parasita causador da doença.

  1. Transformando desafios em oportunidades

Os alunos de Pinheiro (MA), ficaram em 3º lugar entre os Vencedores Nacionais e também entre os mais votados pelo Júri Popular da 9ª edição, com um protótipo de Horta Magnética. A ideia surgiu depois que a horta do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli foi comprometida pelas chuvas sazonais e muito intensas, que deixou terrenos alagados em 2021. A partir desse desafio, a equipe trabalhou na criação de um canteiro experimental com latas de alface, uma bobina e fios de cobre, que custou apenas R$ 28 no total. 

  1. A importância do estímulo 

Ao criar um protótipo de gerador de energia elétrica eólico vertical de baixo custo, os alunos de Chapecó (SC) ficaram entre os mais votados na categoria Júri Popular na 9ª edição do programa. A ideia surgiu quando os alunos participaram de uma palestra com os estudantes que venceram o Solve For Tomorrow Brasil em 2021. Nessa palestra, eles foram incentivados a participar do programa e, antes de chegarem à ideia do protótipo final, cogitaram trabalhar no desenvolvimento de sistemas remotos para sociedades que vivem isoladas.

  1. Valorização de produtos locais

Com um protótipo de luvas biodegradáveis a partir do sisal, os alunos de Araci (BA), ficaram entre os mais votados pelo Júri Popular da edição. Para os alunos, o maior desafio na criação do protótipo foi moldar o bioplástico, o que foi possível com o sisal graças à lignina, substância que também protege a planta e a livra do uso de agrotóxicos para controle de pragas. Acima de tudo, o maior aprendizado da equipe foi valorizar as plantas e produtos locais, uma vez que o sisal é um material em potencial, mas que é exportado para outras cidades e pouco utilizado localmente.

Confira a lista dos vencedores do Solve For Tomorrow 2022:

1º lugar – Vencedores Nacionais

Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis

ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à Arboviroses

Cascavel, CE

2º lugar – Vencedores Nacionais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Elaboração de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose

Porto Velho, RO

3º lugar – Vencedores Nacionais

Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli

Horta Magnética

Pinheiro, MA

Menção Honrosa

Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima 

Micro Estação de Tratamento de Água Domiciliar Portátil

Coari, AM

Mais votados pelo Júri Popular

Escola de Educação Básica Dom Pastor

GEEVACDA – Protótipo de Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo

Chapecó, SC

Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli

Horta Magnética

Pinheiro, MA

Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II

Produção de luvas a partir do bioplástico produzido através da Agave sisalana

Araci, BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *