Google atualiza Chrome para Mac e aumenta duração da bateria

Apesar de usar Mac há muitos anos, como sempre tenho um iPhone e um Android nas mãos por conta do meu trabalho, acabei optando pelo navegador Chrome para ter sempre tudo sincronizado nos dois celulares, mas o consumo de energia sempre foi um problema.

Nesta semana o Google informou que foi implementado um modo Economia de Energia e ainda anunciou que realizou quatro otimizações no Chrome para Mac que permitem que o navegador tenha a mesma duração de bateria do Safari.

De acordo com o Google Discovery os testes foram realizados em um MacBook Pro (13”, M2, 2022, com 8 GB de RAM e executando o macOS Ventura 13.2.1) com o Chrome 110.0.5481.100 em fevereiro de 2023 e mostraram que é possível “navegar por 17 horas ou assistir a vídeos no YouTube por 18 horas”. Para ter uma ideia melhor do tamanho desta melhoria, a Apple afirma que o Safari tem autonomia de até 17 horas de navegação na web sem fio e até 20 horas de reprodução de filmes no app Apple TV.

Entre as otimizações feitas pela Google, estão a eliminação de redesenho desnecessário de páginas, a afinação de iframes, a configuração de temporizadores e a simplificação das estruturas de dados do navegador. Segundo a empresa, essas mudanças não só aumentam a duração da bateria, mas também melhoram o desempenho do Chrome em computadores mais antigos.

Por aqui em um MacBook Pro de 14″polegadas com 16GB de RAM e 512GB de SSD e processador M1 Pro ainda não senti nenhuma diferença tão significativa até o momento, mas pelo menos um ponto me chamou a atenção, o aplicativo Clean My Mac não indicou mais o uso excessivo de RAM pelo Chrome, o que sem dúvida alguma já é uma boa notícia!

Via Google Discovery.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *