A desenvolvedora Plex anunciou na última quarta-feira (3) que o seu reprodutor de músicas, o Plexamp, agora possui integração com o ChatGPT para criar playlists com a ajuda da inteligência artificial. A nova ferramenta, chamada de “Sonic Sage”, utiliza a IA para montar listas baseadas em descrições em texto e na biblioteca de músicas do usuário. Essa novidade ressalta a crescente tendência da inteligência artificial generativa, com o Plexamp seguindo a mesma linha que o Spotify e o DJ com inteligência artificial própria, que foram lançados recentemente.
Para utilizar a Sonic Sage, o usuário deve informar quais são as suas expectativas em relação à playlist, como estilo, artistas e álbuns, por exemplo. O ChatGPT compreende entradas como “músicas de rock indie psicodélico no estilo do Pink Floyd” ou “músicas eletrônicas animadas do The Chainsmokers e de outras duplas de DJs”, como explicado pela Plex. Vale lembrar que para utilizar a nova ferramenta, é necessário ser assinante do Plex Pass e do TIDAL, serviço de streaming integrado ao Plexamp. Em seguida, o usuário deve criar uma conta na OpenAI para acessar as ferramentas do ChatGPT com uma chave de API exclusiva.
A criação de playlists com IA não foi a única novidade anunciada pelo Plexamp nesta semana: o reprodutor agora oferece novas opções para descobrir músicas e artistas, incluindo diferentes modos de DJ, a ferramenta com aprendizagem de máquina “Sonic Adventures” e ainda o “Mood Radios”, que utiliza a biblioteca do usuário para redescobrir faixas.
O Plexamp está disponível para dispositivos iOS, Android, Windows, Linux e macOS, sendo uma alternativa interessante para quem deseja testar uma forma diferente de criar uma nova playlist.
Via Canaltech.