A Samsung está numa jornada para aproveitar o poder da tecnologia e abrir mais possibilidades para as pessoas e para o planeta. Para celebrar o Dia da Terra (22), a Samsung gostaria de refletir sobre como estamos avançando na nossa missão de criar um futuro mais sustentável – quer estejamos aumentando a utilização de materiais reciclados nos nossos dispositivos móveis Galaxy ou colaborando com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Encontrando o equilíbrio entre inovação e meio ambiente
A Samsung está reimaginando a forma como a tecnologia Galaxy é projetada e embalada, buscando fazer mais com menos, e otimizando o uso dos recursos naturais do nosso planeta. Na última década, dedicamos nossos esforços à inovação de componentes de alto desempenho fabricados com materiais reciclados.
Demos um passo importante em 2022 ao incorporar redes de pesca descartadas recicladas, também conhecidas como redes fantasmas, na linha Galaxy S22. Os materiais reciclados agora podem ser encontrados em todos os dispositivos móveis Galaxy, como smartphones, tablets, PCs e wearables2, fabricados a partir de 2022. Ao mesmo tempo, ampliamos nosso uso para uma maior variedade de materiais, incluindo diferentes tipos de plásticos, metais e vidros.
A linha Galaxy S243 eleva esses esforços a um novo patamar. Pela primeira vez em um dispositivo Galaxy, desenvolvemos componentes-chave com cobalto, elementos de terras raras e aço reciclados. A bateria4 do Galaxy S24 Ultra contém um mínimo de 50% de cobalto reciclado e 100% de elementos de terras raras reciclados5, enquanto os alto-falantes utilizam um mínimo de 40% de aço reciclado6.
A Samsung tem um histórico de abordar o desafio generalizado dos resíduos plásticos por meio de inovações em materiais reciclados, e os plásticos reciclados continuam a desempenhar um papel fundamental na linha Galaxy S24, que mantém o uso de plásticos reciclados provenientes de redes de pesca, galões de água e garrafas PET descartados.
O plástico reciclado proveniente do oceano7 foi desenvolvido em colaboração com organizações globais que coletam redes de pesca descartadas nas proximidades dos oceanos. As propriedades das redes passaram pelo processo de separação, limpeza e extrusão antes de serem otimizadas em pellets de poliamida reciclada de alto desempenho. Da mesma forma, os materiais reciclados de policarbonato e PET são originários de galões de água e garrafas PET descartados que passaram pelo processo de trituração, filtragem e fusão com outros aditivos. Esse processo nos permite transformar esses recursos frágeis em materiais otimizados de alto desempenho, mantendo o design de última geração e os padrões de alta qualidade da Samsung. Também estabelecemos parcerias com outras organizações para reciclar o poliuretano termoplástico (TPU) descartado, que é gerado durante a fabricação de calçados.
Esse é o ponto culminante de nossos esforços contínuos em colaboração com nossos parceiros para transformar resíduos plásticos frágeis em materiais de alto desempenho utilizados nos dispositivos Galaxy. Com a linha Galaxy S24, nosso objetivo até o final de 2024 é ajudar a recuperar quase 100 toneladas métricas de plásticos reciclados8, o equivalente a 10 milhões de garrafas plásticas vazias9.
Quando se trata de metal reciclado, a linha Galaxy S24 incorpora alumínio reciclado10 proveniente de sucata gerada durante a fabricação. A sucata de alumínio é derretida novamente, as impurezas são filtradas e depois é reciclada para fabricar as componentes no processo de desenvolvimento da Samsung. Com a linha Galaxy S24, nossa meta até o final de 2024 é recuperar cerca de 110 toneladas métricas de alumínio reciclado, o equivalente a 9 milhões de latas de refrigerante11.
Além disso, a linha Galaxy S24 é embalada em uma caixa feita com papel 100% reciclado. Até o final de 2024, nossa meta é recuperar quase 2.760 toneladas métricas de papel reciclado com a linha Galaxy S24, o equivalente a 552 milhões de folhas de papel A412. Se essas folhas fossem empilhadas, atingiriam aproximadamente a mesma altura do 71 Burj Khalifas13, o edifício mais alto do mundo.
Dos menores componentes aos recursos mais recentes e premium, a linha Galaxy S24 representa um avanço significativo na jornada de sustentabilidade da Samsung, e continuamos comprometidos em ampliar essas inovações nos próximos anos. Este trabalho nos permitirá migrar para designs mais circulares e construir tecnologias que contribuam para um futuro mais sustentável.
Para obter mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da Samsung, visite nosso site de Sustentabilidade.