A Intel revelou ontem na Computex em Taipei avançadas tecnologias e arquiteturas prontas para acelerar o ecossistema de Inteligência Artificial (IA) – desde data centers e nuvem até redes, bordas e PCs. Contando com mais poder de processamento, alta eficiência energética e baixo custo total de propriedade (TCO), os clientes agora podem aproveitar todas as oportunidades proporcionadas pela IA.
“A IA está impulsionando uma das eras de inovação mais importantes que já vimos”, afirma Pat Gelsinger, CEO da Intel. “A magia dos processadores está mais uma vez permitindo avanços exponenciais na computação que vão ultrapassar os limites do potencial humano e estimular a economia global nos próximos anos.”
Gelsinger completa, destacando que “a Intel é uma das únicas empresas no mundo que inova em todo o espectro de oportunidades do mercado de IA – desde a fabricação de semicondutores até sistemas para PCs, redes, bordas e data centers. Nossas mais recentes plataformas Xeon, Gaudi e Core Ultra, combinadas com nosso poderoso ecossistema de hardware e software, estão oferecendo as soluções flexíveis, seguras, sustentáveis e econômicas que nossos clientes precisam para explorar as imensas oportunidades que temos pela frente.”
Intel leva IA a todos os lugares
Durante sua palestra na Computex, Gelsinger enfatizou os benefícios dos padrões abertos e do ecossistema que ajudam a explorar as oportunidades proporcionadas pela IA. O executivo estava acompanhado de líderes de grandes empresas do setor que expressaram apoio à afirmação, entre eles Jason Chen, presidente e CEO da Acer, Jonney Shih, presidente da Asus, Satya Nadella, CEO da Microsoft, Jack Tsai, presidente da Inventec e outros importantes integrantes do ecossistema.
Eles deixaram claro que a Intel está revolucionando a inovação em IA e oferecendo uma nova geração tecnologias antes do previsto.
Em apenas seis meses, a Intel passou do lançamento dos processadores Intel® Xeon® de 5ª geração à inauguração da família Xeon 6; do preview dos aceleradores Gaudi de IA à oferta de um sistema de treinamento e inferência de IA Generativa (GenAI) econômico e de alto desempenho para clientes corporativos; e do início da era dos PCs com IA e processadores Intel® Core™ Ultra em mais de 8 milhões de dispositivos ao lançamento da nova arquitetura para sistemas-cliente prevista para o final do ano. Com esses avanços, a Intel está acelerando as entregas e, ao mesmo tempo, superando os atuais limites da inovação e da velocidade de produção para democratizar a IA e catalisar o movimento de vários setores de atividade.
Modernização dos data centers para IA: processadores Intel Xeon 6 elevam o desempenho e a eficiência energética das cargas de trabalho de alta densidade e em expansão horizontal
Com o acelerado movimento das transformações digitais, as empresas enfrentam cada vez mais pressões para atualizar antigos sistemas de data centers a fim de reduzir custos, alcançar metas de sustentabilidade, maximizar o uso do espaço físico e em racks e gerar capacidade digital totalmente nova em toda a organização.
Toda a plataforma e família de processadores Xeon 6 foi desenvolvida especificamente para enfrentar esses desafios com SKUs E-core (núcleo Eficient) e P-core (núcleo Performance) e atender à ampla gama de casos de uso e cargas de trabalho, desde IA e outras demandas computacionais de alto desempenho até aplicações escalonáveis nativas da nuvem. Tanto os núcleos E quanto os núcleos P são construídos sobre uma arquitetura compatível com uma pilha de software compartilhada e um ecossistema aberto de fornecedores de hardware e software.
O primeiro dos processadores Xeon 6 lançado é o Intel Xeon 6 E-core (codinome Sierra Forest), disponível a partir de hoje. A expectativa é de que Xeon 6 P-core (codinome Granite Rapids) seja lançado no próximo trimestre. Com alta densidade de núcleos e desempenho excepcional por watt, o Intel Xeon 6 E-core oferece computação eficiente com custos energéticos significativamente mais baixos. O melhor desempenho com maior eficiência energética é perfeito para as cargas de trabalho escaláveis e de alta densidade mais exigentes, entre elas aplicações nativas da nuvem, redes de entrega de conteúdo, microsserviços de rede e serviços digitais de consumo.
Além disso, o Xeon 6 E-core tem enormes vantagens de densidade, permitindo consolidação de racks 3:1 e proporcionando ganhos de desempenho no nível dos racks de até 4,2 vezes e ganhos de desempenho por watt de até 2,6 vezes quando comparado com processadores Intel® Xeon® de 2ª geração em cargas de trabalho de transcodificação de mídia1. Utilizando menos energia e espaço em racks, os processadores Xeon 6 liberam capacidade computacional e infraestrutura para novos projetos inovadores de IA.
GenAI de alto desempenho por um custo total muito menor usando aceleradores Intel Gaudi
Hoje, buscamos explorar o poder da IA Generativa de modo mais rápido e menos custoso. Como a opção de infraestrutura dominante, a plataforma x86 pode trabalhar em escala em quase todos os ambientes de data center, servindo como base para integração do poder da IA e garantindo, ao mesmo tempo, interoperabilidade econômica e os benefícios de um ecossistema aberto de desenvolvedores e clientes.
Os processadores Intel Xeon são o principal nó de CPU ideal para cargas de trabalho de IA e operam em um sistema com aceleradores Intel Gaudi projetados especificamente para cargas de trabalho de IA. Juntos, oferecem uma solução que se integra perfeitamente às infraestruturas existentes.
Como a única alternativa de referência do MLPerf ao Nvidia H100 para treinamento e inferência de grandes modelos de linguagem (LLM), a arquitetura Gaudi oferece alto desempenho em GenAI com uma vantagem em termos de preço-desempenho que dá aos clientes opção e menores tempo de implantação e custo total de operação.
Estima-se que um kit padrão de IA, com oito aceleradores Intel Gaudi 2 e uma placa básica universal (UBB), oferecido aos fornecedores de sistemas por US$ 65.000, represente um terço do custo de plataformas concorrentes comparáveis. Um kit com oito aceleradores Intel Gaudi 3 e UBB custará US$ 125 mil, valor estimado em dois terços do custo de plataformas concorrentes comparáveis4.
Os aceleradores Intel Gaudi 3 vão proporcionar ganhos significativos de desempenho para tarefas de treinamento e inferência dos principais modelos de GenAI, ajudando a gerar valor a partir de dados proprietários. O Intel Gaudi 3 em um cluster de 8.192 aceleradores foi projetado para reduzir o tempo de treinamento5 em até 40% em comparação com um cluster de GPUs Nvidia H100 de tamanho equivalente e treinamento até 15% mais rápido6 em um cluster de 64 aceleradores em comparação com Nvidia H100 com um modelo Llama2-70B. Além disso, o Intel Gaudi 3 foi projetado para oferecer uma inferência, em média, até 2x mais rápida7 em comparação com o Nvidia H100, executando LLMs populares como Llama-70B e Mistral-7B.
Para tornar esses sistemas de IA amplamente disponíveis, a Intel está colaborando com, pelo menos, 10 dos principais fornecedores mundiais, entre eles seis novos que já anunciaram que estão levando o Intel Gaudi 3 ao mercado. Entre os novos colaboradores, estão Asus, Foxconn, Gigabyte, Inventec, Quanta e Wistron, que esão expandindo as ofertas dos principais fornecedores de sistemas Dell, Hewlett Packard Enterprise, Lenovo e Supermicro.
Aceleração da IA nos laptops;nova arquitetura oferece 3x mais poder computacional para IA e incrível eficiência energética
Indo além dos data centers, a Intel está ampliando sua presença de IA nas bordas e nos PCs. Com mais de 90.000 implantações nas bordas e 200 milhões de CPUs entregues ao ecossistema, a Intel tem garantindo às empresas mais opções há décadas.
Hoje, a categoria de PCs com recursos de IA está transformando todos os aspectos da experiência computacional, e a Intel está na vanguarda desse movimento. Não se trata mais apenas de maior velocidade de processamento ou designs mais elegantes, mas sim de criar dispositivos que aprendam e evoluam em tempo real, antecipando as necessidades dos usuários, adaptando-se às suas preferências e anunciando uma era inteiramente nova de produtividade, eficiência e criatividade.
Os PCs com IA devem representar quase 80% dos novos computadores pessoais até 2028. Por conta disso, a Intel agiu rapidamente para criar a melhor plataforma de hardware e software para essa nova categoria de PCs, com mais de 100 fornecedores independentes de software (ISVs), 300 recursos e compatibilidade com 500 modelos de IAs na plataforma Core Ultra.
Explorando essas vantagens incomparáveis, a Intel revelou hoje os detalhes da arquitetura do Lunar Lake, principal processador da nova geração de PCs com IA. Com um grande avanço em sistemas gráficos e poder de processamento de IA e foco no desempenho computacional com eficiência energética para o segmento de equipamentos finos e leves, o Lunar Lake entregará até 40% menos energia3 de SoC8 e três vezes mais poder computacional para IA. A disponibilidade comercial está prevista para o terceiro trimestre de 2024, a tempo para a temporada de compras natalinas.
A nova arquitetura do Lunar Lake permitirá:
- Novos núcleos Performance (P-cores) e Eficient (E-cores) com ganhos significativos de desempenho e eficiência energética.
- Uma unidade de processamento neural (NPU) da Intel de quarta geração com até 48 teraoperações por segundo (TOPS) de desempenho em IA. Essa NPU avançada oferece até 4 vezes mais computação de IA do que a geração anterior, permitindo melhorias correspondentes na IA generativa.
- Um design de GPU totalmente novo, codinome Battlemage, que combina duas inovações: núcleos de GPU Xe2 para sistemas gráficos e arrays Xe Matrix Extension (XMX) para IA. Os núcleos de GPU Xe2 melhoram o desempenho de jogos e sistemas gráficos em 1,5x em relação à geração anterior, enquanto os novos arrays XMX permitem o uso de um segundo acelerador de IA com até 67 TOPS para garantir desempenho na criação de conteúdo de IA.
- Ilha avançada de baixo consumo de energia, um novo cluster computacional e inovação da Intel que lidam com processos em segundo plano e tarefas de produtividade com extrema eficiência, proporcionando mair duração da bateria aos laptops.
Enquanto os demais ainda se preparam para entrar no mercado de PCs com IA, a Intel já está realizando vendas em grande escala, entregando mais processadores para essa categoria de PCs no primeiro trimestre de 2024 do que todos os concorrentes juntos. O Lunar Lake está configurado para equipar mais de 80 designs diferentes de PCs com IA de 20 fabricantes de equipamentos originais (OEMs). A Intel espera entregar mais de 40 milhões de processadores Core Ultra no mercado este ano.
Como disse Gordon Moore, “tudo o que foi feito pode ser superado”, e a Intel permanece na vanguarda dessa busca incansável pelo progresso. Com escala mundial abrangendo sistemas-cliente, de bordas, data centers e nuvem, além de um ecossistema robusto baseado em padrões abertos e soluções poderosas e econômicas, a Intel não está apenas levando a IA a todos os lugares, mas também moldando seu futuro. Os anúncios de hoje são mais do que apenas um salto tecnológico, são um convite a clientes e parceiros para que explorem as possibilidades inéditas precedentes e sejam pioneiros na nova era de suas próprias inovações.
Para conferir imagens e mais materiais sobre o anúncio, clique aqui.
Declarações prospectivas
Este comunicado contém declarações prospectivas que envolvem uma série de riscos e incertezas, inclusive com relação ao roteiro de produtos da Intel e às vendas e competitividade previstas para tais produtos, bem como ao crescimento projetado e às tendências em mercados relevantes para os negócios da Intel. Essas declarações envolvem muitos riscos e incertezas que podem fazer com que os nossos resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos, entre eles aqueles associados a:
- Elevado nível de concorrência e rápidas mudanças tecnológicas na nossa indústria;
- Investimentos significativos de longo prazo e inerentemente de risco realizados em P&D e instalações fabris que podem não ter retorno favorável;
- Complexidades e incertezas no desenvolvimento e implementação de novos produtos semicondutores e tecnologias de processos de fabricação;
- Nossa capacidade de programar e dimensionar nossos investimentos de capital de forma adequada e garantir com êxito acordos de financiamento alternativos e subsídios governamentais favoráveis;
- Implementação de novas estratégias empresariais e investimentos em novos negócios e tecnologias;
- Mudanças na demanda por nossos produtos;
- Condições macroeconômicas e tensões e conflitos geopolíticos, entre eles aqueles entre Estados Unidos e China, impactos das guerras entre Rússia e Ucrânia, Israel e Oriente Médio, e as crescentes tensões entre a China continental e Taiwan;
- Mercado em evolução para produtos com recursos de IA;
- Nossa complexa cadeia mundial de abastecimento, que inclui perturbações, atrasos, tensões e conflitos comerciais ou escassez;
- Defeitos de produtos, erratas e outros problemas, especialmente à medida que desenvolvemos novas gerações de produtos e implementamos novas tecnologias de processos de fabricação;
- Potenciais vulnerabilidades de segurança em nossos produtos;
- Aumento e evolução das ameaças à segurança cibernética e dos riscos à privacidade;
- Riscos à PI, entre eles litígios e procedimentos regulatórios associados;
- Necessidade de atrair, reter e motivar talentos relevantes;
- Transações e investimentos estratégicos;
- Riscos relacionados a vendas, entre eles concentração de clientes e uso de distribuidores e outros terceiros;
- Nosso retorno de capital significativamente reduzido nos últimos anos;
- Nossas obrigações de dívida e nossa capacidade de acessar fontes de capital;
- Leis e regulamentos complexos e em evolução em muitas jurisdições;
- Flutuações das taxas de câmbio;
- Mudanças em nossa alíquota tributária efetiva;
- Eventos catastróficos;
- Regulamentações ambientais, de saúde, segurança e produtos;
- Nossas iniciativas e novos requisitos legais com relação a questões de responsabilidade corporativa; e
- Outros riscos e incertezas descritos neste comunicado, em nosso Formulário 10-K de 2023 e em nossos outros registros junto à SEC.
Dados esses riscos e incertezas, alertamos os leitores para que não depositem confiança indevida em tais declarações prospectivas. Sugerimos revisar e considerar cuidadosamente as diversas divulgações feitas neste comunicado e em outros documentos arquivados periodicamente junto à SEC que divulgam riscos e incertezas que podem afetar nossos negócios.
A menos que seja especificamente indicado de outra forma, as declarações prospectivas contidas neste comunicado se baseiam em expectativas da administração na data deste comunicado, a menos que uma data anterior seja especificada, entre elas expectativas baseadas em informações e projeções de terceiros que a administração acredita serem confiáveis. Não nos comprometemos e nos isentamos expressamente de qualquer obrigação de atualizar tais declarações, seja como resultado de novas informações, de novos desenvolvimentos ou de outra forma, exceto na medida em que a divulgação possa ser exigida por lei.
Sobre a Intel
A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria ao criar tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores e assim ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, redes, bordas e em todos os dispositivos computacionais, permitimos que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, visite newsroom.intel.com e intel.com.
A IA funciona melhor na Intel em todo o continuum de computação, desde o data center, a nuvem e a rede até a borda e o PC, a partir de maio de 2024, com base na ampla compatibilidade, nas extensas opções de software, na arquitetura exclusiva e no desempenho impressionante das ofertas da Intel, que se combinam para oferecer a melhor experiência geral de IA, inclusive em comparação com as ofertas da concorrência. Consulte intel.com/performanceindex para obter detalhes. Os resultados podem variar.
1 Ver [7T1] em intel.com/processorclaims: Intel® Xeon® 6. Os resultados podem variar.
2 Estimativas de preços baseadas em informações publicamente disponíveis e análises internas da Intel.
3 Isenção de responsabilidade para nota de rodapé: as medições de potência são baseadas na plataforma de referência Lunar Lake usando YouTube 4K 30fps AV1. Consulte outros detalhes. Os resultados podem variar.
4 A orientação de preços para placas e sistemas é apenas para fins de modelagem. Consulte o fabricante do equipamento original (OEM) de sua escolha para conhecer o preço final. Os resultados podem variar com base nos volumes e prazos de entrega.
5 Fonte para desempenho do Nvidia H100 GPT 3: https://mlcommons.org/benchmarks/training/, v3.1, rodada de divisão fechada. Acessado em 30 de abril de 2024.
Medições e projeções do Intel Gaudi 3 feitas por Habana Labs, abril de 2024; Os resultados podem variar.
Projeções de desempenho do Intel Gaudi 3 não foram verificadas pela MLCommons Association. O nome e logotipo MLPerf são marcas registradas e não registradas da MLCommons Association nos Estados Unidos e em outros países. Todos os direitos reservados. Uso não autorizado estritamente proibido. Consulte http://www.mlcommons.org/ para obter mais informações.
6 Fonte para desempenho do Nvidia H100 LLAMA2-70B: https://developer.nvidia.com/deep-learning-performance-training-inference/training , 29 de abril de 2024 na aba “Large Language Model”.
Medições e projeções do Intel Gaudi 3 feitas por Habana Labs, abril de 2024; Os resultados podem variar.
7 Nota de rodapé: fonte para desempenho da Nvidia: Overview — tensorrt_llm documentation (nvidia.github.io), Maio de 2024. Os números relatados são por GPU.
Projeções para Intel Gaudi 3 feitas por Habana Labs, abril de 2024; Os resultados podem variar.
8 Com base no número total de Tops de plataforma no Lunar Lake em comparação com a geração anterior.