Quem estiver no Google for Brasil terá exemplos práticos sobre o potencial da Inteligência Artificial (IA) para simplificar e facilitar as rotinas dos brasileiros. Além de anúncios, casos de uso e conteúdos relevantes sobre o tema, os participantes do evento vão conferir, no foyer do One Rooftop, espaço onde acontece o evento, quatro ativações criativas que elucidam como a IA e o Google podem ajudar a transformar o cotidiano das pessoas. Confira, abaixo, detalhes de cada uma delas:
- IA para simplificar o dia a dia
A inteligência artificial serve a diversos propósitos e pode auxiliar diferentes grupos de pessoas a expandirem seu potencial criativo e de negócios. O Google For Brasil mostra como três diferentes perfis podem contar com a ajuda do Gemini, nova geração de modelos de IA do Google, para otimizar tarefas do cotidiano e demandas de negócios. A ativação apresenta histórias de uma empreendedora, um estudante e um criador de conteúdo – as histórias são baseadas em situações reais. Confira:
Encontrar novas oportunidades
Marcela, dona de uma loja online, deseja aumentar sua criatividade e produtividade, mas ela não tem muito conhecimento em marketing digital e nem muito tempo disponível. A empreendedora recorre ao Gemini para criar uma campanha de redes sociais que estimule as mulheres a comprarem novas roupas. Por meio de uma pergunta clara e direta, Marcela consegue criar cinco novos posts que instigam seu público-alvo e, por consequência, geram mais retorno em vendas.
Animada pelo resultado com o marketing, Marcela, que é expert em moda, mas ainda não muito versada em Administração e Direito, decide delegar uma segunda tarefa ao Gemini: o resumo de um contrato enviado por um fornecedor. Após a explicação da ferramenta, ela toma sua terceira ação, o envio da resposta ao fornecedor solicitando mais informações sobre as cláusulas com as quais não concorda e um pedido de uma reunião para buscarem uma solução.
Expandir conhecimentos
Pedro está no terceiro ano do Ensino Médio e apesar de estar estudando para o vestibular há algum tempo, ainda tem algumas dúvidas práticas sobre as matérias. Sua principal dificuldade é encontrar explicações simples e diretas sobre os temas que compõem a prova. Curioso, o jovem acredita na utilização da inteligência artificial para complementar seus estudos. Por meio das perguntas certas, Pedro conta com o apoio do Gemini para reforçar os estudos e obter explicações fáceis sobre química, física e literatura.
Aumentar a criatividade
A criadora de conteúdo Raquel tem intimidade com as câmeras e faz sucesso no YouTube falando sobre vida saudável. Nos últimos tempos ela tem se sentido um pouco cansada, sem tempo, e precisa de uma ajudinha da inteligência artificial para ficar por dentro das tendências que estão fazendo a cabeça da audiência. Com o auxílio do Gemini, Raquel encontra dicas de temas que pode abordar para continuar fiel ao seu público e, ao mesmo tempo, levar ângulos de conteúdos ainda não explorados por ela, como técnicas para lidar com a ansiedade e com o estresse e dicas para incorporar ações sustentáveis no dia a dia.
Raquel também pede ao Gemini para criar um roteiro de vídeo em formato de lista para ensinar as pessoas a terem uma boa noite de sono, incluindo o título do conteúdo, que precisa ser atrativo e chamar atenção. A IA entrega a Raquel um rascunho de roteiro, quadro a quadro, incluindo sugestões de posicionamento de câmeras nas gravações. Por último, a criadora pede ajuda para lapidar a estratégia de conteúdo de seu canal e recebe insights fresquinhos para ajudá-la a crescer ainda mais na internet.
- IA para ajudar a combater mudanças climáticas
O Projeto Green Light é uma iniciativa do Google Research que usa IA e tendências de tráfego do Google Maps para fazer recomendações e otimizar semáforos nas cidades,
melhorando o fluxo de veículos e reduzindo as emissões de carbono nos cruzamentos.
Números iniciais do Green Light, já em operação em 14 cidades ao redor do mundo,
indicam um potencial para reduzir as paradas de veículos em até 30% e as emissões nos
cruzamentos em até 10%.
O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a participar do projeto. O programa
em parceria com a cidade e a CET-Rio até agora já forneceu recomendações que afetam
mais de 4 milhões de veículos por mês. O projeto está sendo expandido para a cidade de
Campinas, no interior de São Paulo. - IA para potencializar o aprendizado
Quando uma nova tecnologia aparece é fundamental buscar conhecimento de fontes com
autoridade sobre ela. Há sete anos apostando na inteligência artificial, o Google tem criado
programas de capacitação para diferentes níveis de conhecimento e públicos sobre os
benefícios da IA. Nesta ativação, o Google Brasil destaca algumas das iniciativas já
realizadas e também as inéditas, como o lançamento de novos Certificados Profissionais,
como o Fundamentos de IA e Cibersegurança. Ambos foram desenvolvidos por
especialistas seniores do Google, reforçando, também, o compromisso da companhia em - tornar a IA mais acessível para todos, além de treinar as pessoas para as principais demandas do mercado de trabalho.
IA para desbravar um novo mundo
O que os brasileiros estão buscando sobre inteligência artificial e como eles estão se preparando para a tecnologia? No país em que 46% das pessoas já testaram ferramentas que contém inteligência artificial nos últimos 12 meses, o entusiasmo é crescente.
A quarta ativação do Google for Brasil destaca a positividade do brasileiro em relação ao tema por meio de um mosaico criado a partir das principais buscas sobre o tema na Busca do Google. Segundo dados do Google Trends, termos como “Como usar a inteligência artificial” e “Como ganhar dinheiro com IA”, por exemplo, tiveram um crescimento de 900% e 340%, respectivamente, nos últimos 12 meses.