Durante o evento Google for Brasil, o Google Cloud e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) anunciaram que estão desenvolvendo a Central de Carreiras e Empregabilidade, uma plataforma cujo objetivo é melhorar a taxa de empregabilidade de jovens no Brasil e a qualidade técnica dos trabalhadores da indústria. A plataforma usa a IA generativa do Google Cloud para mapear os pontos fortes e fracos do currículo de cada estudante, conectando a possíveis vagas de trabalho que atendam às suas habilidades e aspirações de carreira.
A plataforma será aberta a todos os brasileiros ou estrangeiros com mais de 14 anos que residam no país. O projeto – que é parte de um convênio de cinco anos entre o SENAI, o SESI e o Google Cloud – tem o objetivo de suprir as necessidades da indústria em suas aproximadamente 1,2 mil ocupações, definidas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). No caso de menores de idade, poderão participar apenas jovens dos programas de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz.
“A Central de Carreiras e Empregabilidade vai possibilitar aos estudantes de todo o país identificarem gaps de competências para a carreira que desejam seguir e para as quais há oportunidades de trabalho. O objetivo é preparar o jovem para o mercado de trabalho e oferecer à indústria profissionais mais qualificados. É um projeto precursor, que utiliza inteligência artificial para gerar um impacto positivo na economia e na sociedade”, defende o diretor-geral do SENAI, Gustavo Leal.
Como irá funcionar
As pessoas poderão fazer upload do currículo, colocar informações de seu perfil de fontes externas como o LinkedIn, ou, até mesmo, enviar um áudio com a descrição falada de suas experiências ao longo da vida. Em seguida, a IA generativa do Google Cloud realizará uma avaliação para entender a capacidade atual desse candidato quanto à leitura, interpretação de texto, lógica, entre outras habilidades específicas da indústria, o que criará uma nota e um conjunto de competências que possibilitará uma recomendação inicial de próximo passo quanto à formação do estudante voltada para as vagas do mercado de trabalho.
Dessa forma, a Central de Carreiras e Empregabilidade avaliará não apenas as lacunas identificadas, como também o que precisa ser feito por um determinado candidato para que se torne mais aderente às suas aspirações profissionais. A IA generativa fará indicação de cursos e conteúdos on-line do próprio SENAI para aprimorar o currículo do estudante e prepará-lo de acordo com a carreira que deseja seguir. Os cursos serão indicados em função da avaliação de cada pessoa e poderão ser personalizados para serem realizados tanto em ambientes digitais como através das instalações físicas do SENAI.
O projeto também será útil aos gestores da instituição, que conseguirão identificar quantos candidatos aplicaram para vagas de emprego em um determinado período, quantos cursos foram realizados pelos candidatos após recomendação, além de oferecer um recorte detalhado com informações divididas por candidato, empregador, cidade, região e estados. Também será levado em consideração informações relacionadas a lacunas de competências ou mesmo descritivos de ocupações na indústria que poderão ser utilizadas para que o SENAI melhore os currículos dos cursos oferecidos.
Outros projetos de IA do Google Cloud no Brasil
Confira abaixo, outros exemplos de organizações públicas e privadas que estão usando a IA generativa do Google Cloud para inovar em seus negócios e, consequentemente, impactar positivamente a sociedade:
● Sami: Está usando a IA generativa do Google Cloud para resumir os atendimentos em seu chat em um único documento, atingindo uma taxa de aprovação de 81% desses conteúdos sem nenhuma necessidade de edição. Como resultado, os coordenadores de cuidado passaram a ter mais de 900 horas poupadas todo mês, contribuindo para um ganho de produtividade acima de 10% de todo o time. Como consequência, os colaboradores da Sami passaram a ter mais riqueza de detalhes sobre cada paciente, e solidez nas informações recebidas pelos médicos.
● Neomed: Startup brasileira, a Neomed atua no diagnóstico de doenças cardiovasculares, auxiliando clínicas e hospitais na gestão de dados e laudos de exames de métodos gráficos, A empresa integra os programas do Google for Startups e, juntamente com o Google Cloud, desenvolveu uma solução baseada em IA, que reduz o tempo de laudo dos eletrocardiogramas para cerca de dois minutos. A solução é capaz de avaliar se o exame está normal ou não em 7 segundos e avisar o hospital, fazendo com que o médico avalie o exame e faça o laudo com muito mais agilidade.
● Dasa: Uma das maiores redes de saúde do Brasil, conta com mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado. A empresa está usando as tecnologias de IA generativa do Google Cloud para ajudar os médicos da rede a detectar de forma mais rápida achados relevantes nos resultados dos exames e registros.
● Hemominas: A dificuldade em captar e fidelizar doadores de sangue é um desafio permanente em todos os hemocentros e para o sistema de saúde como um todo. A fim de aumentar o estoque de sangue, além de melhorar a experiência de engajamento e agendamento dos doadores, a Hemominas está usando a IA do Google Cloud em um projeto que inclui chat e voicebots para a busca ativa e atendimento de doadores de sangue no estado de Minas Gerais. O projeto é aberto e escalável, e foi desenhado para ser replicável em qualquer hemocentro do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do exterior. Hoje, são cerca de 600 entidades conveniadas no estado que demandam derivados de sangue, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando aproximadamente 853 municípios, direta ou indiretamente.
“A nuvem é a tecnologia capaz de oferecer uma enorme capacidade computacional para habilitar os modelos de IA. E nós, do Google Cloud, usamos o que há de mais moderno em hardware, modelos e segurança para construir uma base de dados sólida e tornar a IA acessível a todos. Dessa forma, estamos auxiliando organizações de todos os tamanhos e setores a impulsionar a próxima era da inovação e transformar as promessas da IA em realidade”, destaca Ricardo Fernandes, Head do Google Cloud no Brasil.
Sobre o Google Cloud
O Google Cloud acelera a capacidade de todas as organizações de transformar seus negócios digitalmente. Oferecemos soluções de nível empresarial que utilizam a tecnologia de ponta do Google, tudo na nuvem mais limpa do setor. Clientes em mais de 200 países e territórios usam o Google Cloud como seu parceiro de confiança para permitir o crescimento e resolver seus problemas de negócios mais críticos.