Durante o Google for Brasil 2024, maior evento da empresa no país, o Google anunciou a chegada no Brasil do NotebookLM, uma ferramenta experimental de inteligência artificial (IA) que funciona como um assistente personalizado para auxiliar as pessoas a gerar insights e criar conteúdo a partir dos seus documentos. A ferramenta, agora disponível em português, utiliza o Gemini Pro 1.5, o modelo de linguagem mais hábil do Google, para potencializar a produtividade e a pesquisa. O anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, James Manyika, que reforçou o compromisso da empresa em desenvolver IA de forma ousada e responsável e que seja útil para todos.
Recursos e funcionalidades do NotebookLM
A versão atualizada do NotebookLM que está disponível no Brasil permite que as pessoas carreguem seus próprios documentos na ferramenta e interajam com eles de forma inteligente, com o suporte de fontes de vários formatos como PDFs, apresentações do Google Slides ou documentos do Google Docs, URLs da web. E mais:
● Um clique para a fonte original: a ferramenta permite verificar a fonte original de uma citação para aprofundar-se em um tema. As citações levam o usuário diretamente a trechos da fonte original em apenas um clique.
● Recursos multimodais: possibilita fazer perguntas sobre imagens, gráficos e diagramas de Slides, PDFs ou Docs, graças às capacidades multimodais nativas do Gemini 1.5 Pro.
● Visões gerais automáticas: cria resumos, perguntas frequentes e outras funcionalidades a partir das fontes de informação escolhidas pelo usuário.
Oportunidades da IA para o Brasil
Durante seu discurso no Google for Brasil, James Manyika enfatizou os esforços do Google em desenvolver soluções de IA, de forma ousada e responsável, para resolver grandes problemas da sociedade. Ele ressaltou o papel fundamental do Brasil na construção do futuro da IA e o potencial da tecnologia para enfrentar desafios complexos em áreas como educação, saúde e medicina. Segundo Manyika, a IA oferece oportunidades econômicas para impulsionar startups e empresas de todos os portes, além de aumentar a produtividade e o crescimento econômico em países como Brasil.
O executivo também comentou sobre a abordagem responsável da empresa para o desenvolvimento da tecnologia, que tem como base os Princípios de IA do Google. Esses princípios permitem que a empresa siga inovando de forma a potencializar os benefícios e mitigar os riscos da tecnologia. “Para aproveitar as oportunidades da IA e ao mesmo tempo enfrentar seus desafios, será necessário o trabalho conjunto de todos. É por isso que, no Google, estamos comprometidos em fazer parcerias com pessoas, organizações, empreendedores e empresas em todo o Brasil”, afirmou Manyika, em seu discurso.
Promovendo sustentabilidade
Durante seu discurso, Manyika anunciou também os avanços da companhia em importantes projetos de sustentabilidade e combate a mudanças climáticas no Brasil:
● Green Light: otimização de semáforos no Rio de Janeiro com a ajuda da IA
O Projeto Green Light é uma iniciativa do Google Research que usa IA e tendências de tráfego do Google Maps para fazer recomendações e otimizar semáforos nas cidades, melhorando o fluxo de veículos e reduzindo as emissões de carbono nos cruzamentos onde a poluição é significativamente maior. Números iniciais do Green Light, já em operação em 14 cidades ao redor do mundo, indicam um potencial para reduzir as paradas de veículos em até 30% e as emissões nos cruzamentos em até 10%. O Rio de Janeiro é a primeira cidade da América Latina a participar do projeto. O programa em parceria com a cidade e a CET-Rio até agora já forneceu recomendações que afetam mais de 4 milhões de veículos por mês. O Green Light também está sendo implementado na cidade de Campinas, São Paulo, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
● Expansão da cobertura dos Alertas de previsão de enchentes ribeirinhas: Em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Agência Nacional das Águas (ANA), a ferramenta, que utiliza IA para fornecer informações sobre previsões de enchentes ribeirinhas, agora está disponível em mais 300 pontos no Brasil, entre eles rios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Amazonas, Pará e Bahia, entre outros estados. Hoje, as previsões baseadas em IA cobrem quase 400 localidades em todo o país.