O Google Play anunciou hoje o início de um piloto no Brasil que tem como objetivo ajudar no combate a fraudes e golpes em celulares Android. A partir desta quarta- feira, 1% dos celulares Android no Brasil começam a gradualmente ganhar uma versão aprimorada do Google Play Protect, recurso, que vai passar a proibir a instalação de apps baixados de fontes alternativas como navegadores, apps de mensagem e gerenciadores de arquivos e que também exigem permissões consideradas sensíveis, como de leitura de SMS e notificações.
O Google Play Protect, o sistema de segurança de aplicativos integrado do Android, já verifica 200 bilhões de aplicativos em dispositivos todos os dias para ajudar os usuários a se manterem protegidos contra aplicativos prejudiciais. A nova versão vai além e impede que sejam instalados no dispositivos aplicativos que:
- Tenham sido baixados por meio de navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivo;
- Incluam permissões de acesso consideradas sensíveis, como de leitura de mensagens SMS, notificações e de acessibilidade (RECEIVE_SMS, READ_SMS, BIND_Notifications e Accessibility), usualmente exploradas indevidamente por fraudadores.
Quando um usuário no Brasil tentar instalar um aplicativo nessas circunstâncias, o Play Protect bloqueará automaticamente a instalação e enviará uma notificação ao usuário explicando a razão.
“Descobrimos que uma rota comum percorrida por pessoas mal intencionadas, que buscam aplicar golpes, é convencer o usuário a instalar arquivos contendo ameaças como malwares, os quais muitas vezes requerem permissões específicas e muito sensíveis, como de acessibilidade. Nossos dados mostram que 95% desses ataques acontece por meio de aplicativos baixados por fontes não oficiais.”, afirmou Eugene Liderman, Diretor de Estratégia de Segurança de Android.
O Brasil é o terceiro país do mundo a receber o piloto que inclui a versão aprimorada do Play Protect. Antes, em 2024, o Google deu início a pilotos similares em Singapura e na Tailândia.
Celulares Android com Google Play Services no Brasil receberão automaticamente a nova versão do Play Protect, que deve estar habilitado pelo usuário. Veja abaixo como conferir se o Play Protect está ativado:
- Abra o aplicativo Google Play no seu dispositivo Android;
- No canto superior direito, toque no ícone do perfil;
- Selecione “Play Protect e Configurações”;
- Aqui, você poderá verificar se o recurso está ativado, ativá-lo ou desativá-lo na opção “Verificar apps com o Play Protect”.
O especialista em segurança do Android recomenda que o Play Protect esteja ativado pois a ferramenta ajuda a elevar a segurança do dispositivo oferecendo uma proteção contínua contra ameaças digitais. Essa precaução ajuda a preservar não apenas a segurança dos dados do usuário, mas também sua privacidade enquanto utiliza seus aplicativos diariamente.
“O Android é uma plataforma aberta que tem a segurança dos usuários como prioridade. Acreditamos que essa versão do Play Protect traz mais segurança aos brasileiros, que vão poder desfrutar dos benefícios da internet pelos seus celulares com mais confiança a partir de agora” , conclui Liderman.
Desenvolvedores com apps impactados pelo piloto devem revisar as permissões solicitadas e seguir as práticas recomendadas. Além disso, o site do Google Play Protect oferece orientações sobre os alertas gerados pela ferramenta e inclui ainda um canal para contestação para desenvolvedores que tenham seus apps impactados.