Energia mais cara em julho reforça necessidade de eletrodomésticos mais econômicos e inteligentes

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho de 2024. Segundo a agência, a cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela, ocasionada principalmente pela previsão de chuva abaixo de média e uma expectativa de aumento do consumo de energia. A primeira alteração na bandeira desde abril de 2022 – após 26 meses com bandeira verde – acende o alerta para os consumidores quanto à preocupação com o consumo energético de seus aparelhos eletroeletrônicos.

Somando a mudança de tarifa com o aumento das temperaturas no primeiro semestre de 2024 – e um inverno com dias quentes cada vez mais frequentes –, torna-se ainda mais urgente a necessidade de dispositivos econômicos, especialmente aparelhos de ar-condicionado. A Samsung Brasil, por meio de produtos que aliam conforto térmico à responsabilidade ambiental, está na vanguarda dessa demanda e tem se destacado ao transformar a percepção dos consumidores, que historicamente viam o ar-condicionado como um produto caro e vilão de energia.

Assim como outros eletrodomésticos essenciais para o dia a dia – como geladeiras e máquinas lava e seca –, os aparelhos de ar-condicionado mais modernos da Samsung, como os modelos WindFree, são equipados com a tecnologia Digital Inverter, que mantém a temperatura ideal sem a necessidade de ligar e desligar o mecanismo continuamente. Projetados para resistir a picos de energia, eles contam com o sistema de monitoramento inteligente por meio do app SmartThings*, que mostra o consumo de energia em tempo real, tanto em kilowatts quanto em reais.

SmartThings Energy permite acompanhar e controlar consumo de energia

Além dos recursos integrados de inteligência, a funcionalidade Energy do SmartThings considera o CEP da residência para aplicar as tarifas da distribuidora de energia local, incluindo a utilização de bandeiras, caso esteja vigente. Para utilizar, é fácil: o primeiro passo é conferir se o app SmartThings está atualizado. Caso contrário, basta baixar a atualização na loja de aplicativos do smartphone. Em seguida, é só abrir o app SmartThings, informar seu CEP para que o aplicativo identifique sua distribuidora de energia e calcule seu custo específico por kWh.

O SmartThings Energy ainda permite ao consumidor programar notificações de uso de energia quando estiver fora de casa, para o caso de deixar algum aparelho ligado, além de receber avisos de uso diário e estabelecer uma meta mensal de consumo, com notificações caso seja ultrapassada. O app também dá dicas de economia que ajudam no uso consciente, e mostra um relatório detalhado com o consumo médio por horário durante determinado período.

“Os esforços regulatórios, como os novos índices de eficiência energética do Inmetro, têm sido fundamentais para orientar os consumidores sobre a eficiência dos produtos. A Samsung, comprometida com suas metas de ESG, já contava com um portfólio de aparelhos que superavam o mínimo exigido, com muitos produtos atingindo 9 no índice de eficiência. Portanto, nossos produtos foram idealizados para oferecer uma economia ainda mais vantajosa aos consumidores, refletindo nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, afirma Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil.

Linha completa de eletrodomésticos eficientes da Samsung

Além das linhas de ar-condicionado, os produtos da linha de Lava e Seca da Samsung contam com o menor consumo de água do mercado, ou seja, são N°1 em economia de água¹, já que consomem menos água por ciclo quando comparadas com outros modelos de mesma capacidade disponíveis no mercado, segundo testes do INMETRO. Isso se traduz em mais economia para os consumidores e menos impacto no planeta, oferecendo até 61% de economia em cada ciclo², dependendo do modelo. A Samsung conta ainda com um portfólio completo de geladeiras que se adequam às exigências do novo padrão brasileiro do INMETRO, com o mais alto nível de eficiência energética estabelecido pelo órgão, o A+++.

Os modelos de lava-louças da Samsung também são verdadeiros aliados quando o assunto é economia de água. Para se ter uma ideia, em uma lavagem comum de louças, feita na pia de casa com a torneira meio aberta, se consome em média 243 litros de água em 15 minutos. Já em um ciclo de lavagem automática na lava louças de 10 serviços da Samsung, o consumo é de 8,57 litros, enquanto na de 14 serviços o gasto é de 14,03 litros, garantindo uma economia de aproximadamente 90%³ em relação à lavagem convencional.

“Optar por aparelhos com tecnologias avançadas de eficiência energética é uma maneira tangível de preservar os recursos naturais e reduzir o impacto ambiental, e a Samsung Brasil acredita que a conscientização sobre o consumo responsável de energia deve ir além dos benefícios individuais”, ressalta Thiago.

Gostou de saber mais dobre o portfólio de produtos eficientes da Samsung que te ajudam no dia a dia? Então saiba mais acessando a loja online, e não perca outras novidades da marca em Samsung Newsroom Brasil.

*Disponível em dispositivos Android e iOS. Uma conexão Wi-Fi e conta Samsung são necessárias.

¹ Nº1 em economia de água: comparado ao consumo de água por ciclo (l/ciclo) entre modelos de Lavadoras Front Load de mesma capacidade e disponíveis no mercado, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível emhttps://pbe.inmetro.gov.br/#/programas

² % de economia referente ao consumo do modelo Samsung vs a concorrência de mesma capacidade e disponíveis no mercado, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível em  https://pbe.inmetro.gov.br/#/programas.

³Tomando-se por base o consumo de água em um ciclo de lavagem normal (0,15L/s durante o período de 15min – referência índice SABESP site:https://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=8225#:~:text=Com%20estas%20informa%C3%A7%C3%B5es%2C%20os%20clientes,por%20m%C3%AAs%20para%20cada%20pessoa). Resultados obtidos a partir do Relatório de Ensaio emitido pelos Laboratórios Especializados em Eletrônica da PUC RS em comparação com o estudo da Sabesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *