Um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP), está entre os finalistas do Solve For Tomorrow1 Brasil. Em sua 11ª edição no País e com coordenação do Cenpec, o programa é uma iniciativa global da Samsung para estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções inovadoras com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar problemas e atender demandas diversas da sociedade.
A equipe formada por três alunos do 3º ano do ensino médio desenvolveu um equipamento chamado Pharmakos, para gerenciamento de medicações e suporte a pacientes, cuidadores e familiares responsáveis pela gestão desses medicamentos. O protótipo consiste em um reservatório no qual são alocados os comprimidos, dispensando-os no horário programado e na dosagem indicada ao paciente. Dessa forma, pessoas diagnosticadas com doenças crônicas podem seguir o tratamento conforme as dosagens e horários prescritos.
O equipamento utiliza tecnologia embarcada para fazer a divisão de comprimidos com sistema inteligente, podendo dispensar comprimidos diferentes e em horários diferentes ou mais de um comprimido no mesmo horário. Também é possível usar a receita de medicamentos para facilitar a programação do protótipo. Segundo Marcos Anibal da Cunha, professor orientador da equipe, a ideia surgiu com o objetivo de dar mais autonomia a um familiar de um dos alunos da equipe que foi diagnosticado com hipertensão e diaebetes. “A ideia é melhorar a qualidade de vida dessa população”, explica.
“A proposta da equipe de Piracicaba mostra como é possível conectar os conteúdos e habilidades trabalhados na escola com o fazer científico e a motivação em solucionar um desafio real, presente no dia a dia de muitas pessoas”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “É um projeto que, sem dúvida, merece muito reconhecimento e todo o incentivo possível”.
Atualmente na etapa de validação de testes, os alunos estão aplicando melhorias no protótipo com base também nas mentorias que têm realizado junto à equipe de especialistas do programa. “Eles estão felizes, muito empolgados. É claro que o trabalho é desafiador, estamos atualizando o diário de bordo, documento todos os passos do projeto, mas o importante é que estão felizes. O programa trouxe uma perspectiva diferente e mostrou a esses alunos que suas ideias têm futuro. Queremos enfatizar esse reconhecimento porque abre oportunidades para as carreiras deles”, explica Marcos.
Já para Luiz Bernardo, professor parceiro da equipe, a participação no Solve For Tomorrow eleva a confiança dos alunos em seu próprio potencial. “Como professor, é muito gratificante vê-los entusiasmados por ter seu trabalho reconhecido. Eles estão colhendo os frutos de todo o esforço e desempenho que aplicam em seus estudos ao longo dos anos. Esta é a segunda vez que participamos do programa e estamos ainda mais confiantes e otimistas para essa final”.
Para conhecer todos os finalistas da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil clique aqui, e acesse a Newsroom Brasil para acompanhar as novidades da Samsung.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.032870/2024.