Saiba como escolher a TV ideal para comprar na Black Friday

Escolher uma nova TV, seja para a sala de casa ou para qualquer outro cômodo, pode ser uma tarefa complicada, principalmente com as diferentes opções de configuração disponíveis no mercado. Focar em tamanho, resolução ou simplesmente nas funcionalidades? Para ajudar com essa questão, a Samsung separou um guia completo que indica como escolher uma nova TV, aproveitando que o período da Black Friday chegou e a marca conta com condições especiais para a aquisição das TVs Tudo em 1 e das AI TVs.

Como destaque, vale ressaltar que, durante o período, os clientes poderão aproveitar uma promoção especial nos varejistas parceiros: na compra de um dos modelos participantes – a Super Big TV DU9000 Crystal UHD 4K de 98 polegadas, a Smart TV QLED Super Big 4K 98Q80C de 98 polegadas, ou a AI Super Big TV Neo QLED 8K 85QN800D de 85 polegadas – o consumidor leva para casa, sem custo adicional, uma AI TV Neo QLED 4K 55QN85D de 55 polegadas.

Tamanho de tela e resolução

Antes era comum a noção de que, para aproveitar todos os benefícios de uma TV grande, era necessário instalá-la em um espaço maior para não deixar a tela tão próxima do espectador, o que poderia gerar a impressão de imagens distorcidas. Hoje, porém, é possível contar com uma tela grande em praticamente qualquer cômodo graças ao avanço da tecnologia. Para muitos, quanto maior o televisor, maior a imersão, e para entender qual é a melhor opção que se encaixa no seu espaço, há alguns pontos a se considerar.

Por exemplo: mesmo para espaços menores, em que a distância dos olhos em relação à TV, levando em conta a distância do suporte ou da moldura, começa em 1,50m e vai até 2,30m, o tamanho ideal de televisor já parte de 43 até 50 polegadas. Já para cômodos em que essa distância começa em 2,30m é possível contar com telas de 55, 75 e até além, como as Super Big TVs, da Samsung, que vão até 98 polegadas.

A resolução também é um fator interessante a se observar quando se compra uma nova TV. Isso porque é ela que vai determinar o nível de detalhes do conteúdo exibido.

Esse cuidado é justamente para evidenciar a tecnologia da TV, pois conteúdos exibidos em 1080p contém menos detalhes quando comparado com resoluções maiores. Conteúdos em 4K ou 8K apresentam níveis impressionantes de detalhes.

Portanto, na hora de considerar o tamanho, também coloque nessa conta o tipo de conteúdo que será assistido. Procure nos respectivos sites dos serviços quais as resoluções dos conteúdos transmitidos e qual será o maior uso na residência.

Tenha em mente também que TVs 4K são ideais para uma experiência mais imersiva do usuário, enquanto as TVs 8K, além da imersão proporcionada, trazem um nível de detalhes impressionante. Sem contar que muitas TVs mais recentes, como as AI TVs da Samsung, trazem Imagem com AI, um aprimoramento do conteúdo exibido para se aproximar da resolução máxima oferecida pelas TVs.

Taxas de atualização

As taxas de atualização também podem variar bastante entre modelos. Para exemplificar, a taxa de atualização é medida em hertz (Hz) e determina a clareza das imagens mostradas na tela. Quanto maior essa taxa, mais fluídas e nítidas serão as imagens rápidas exibidas, por exemplo, quando desenhávamos bonecos em cada uma das páginas de um bloco de notas, para passar rapidamente e ver o desenho se movimentando, uma TV com maior taxa de atualização significa ter mais páginas desenhadas, ou seja, o desenho tem movimentos mais fluídos.

Para a maioria dos conteúdos, como filmes, séries e para jogadores menos exigentes, 60Hz já é suficiente. No entanto, para obter o melhor conteúdo para games e esportes no geral, 120Hz é uma ótima alternativa, principalmente para telas que vão exibir imagens rápidas, mas que, mesmo assim, possuem muitos detalhes. Essa taxa pode ser encontrada em alguns modelos como Neo QLED 4K QN85D e Neo QLED 4K QNX1D, e na Crystal UHD DU9000.

Agora, para os jogadores mais experientes, que buscam mais fluidez durante seus games, principalmente se forem online, 240Hz é a taxa de atualização ideal. O modelo Samsung com essa configuração é a Neo QLED 8K QN900D, o modelo mais avançado do portfólio, com processador NQ8 AI Gen3 com 512 redes neurais, o que promove uma exibição de detalhes mais nítidos e maior imersão em qualquer conteúdo assistido. Esse mesmo processador também é responsável pela função 8K AI Upscaling1 Pro que melhora automaticamente os conteúdos para uma resolução próxima a 8K – seja o conteúdo original em 4K ou Full HD, a tecnologia proporciona imagens mais detalhadas e uma qualidade de visualização superior.

Outra ótima opção para os gamers é o modelo Neo QLED Gaming TV QN90D, com telas que vão de 43 a 65 polegadas e um display de ultraperformance graças à taxa de atualização de até 144Hz com Motion Xcelerator, que traz imagens altamente fluídas. Com FreeSync Premium Pro, é possível jogar os games sem quebra de imagens e com suporte a conteúdos em HDR. Dando mais controle para os jogadores, a Gaming TV da Samsung conta ainda com opções de formato de tela 21:9 ou 32:9, também conhecido como Super ultra-wide e também possui menu de jogos com diversos atalhos para melhorar a gameplay.

Diferenças das tecnologias OLED, QLED e Neo QLED

Para 2024, o portfólio da Samsung trouxe as AI TVs com as tecnologias OLED, Neo QLED 4K e Neo QLED 8K, cada uma se encaixa em um tipo de necessidade, mas todas trazem o que há de mais moderno no mercado, por meio de ferramentas que não só melhoram a imagem e o som do que o usuário está assistindo, mas que fazem isso de maneira automática por meio da inteligência artificial.

Além, é claro, das TVs Tudo em 1, que oferecem excelente qualidade de imagem (com opções de polegadas e resoluções 4K e 8K), acesso exclusivo a diferentes opções de jogos com o Xbox Game Pass, conteúdo e entretenimento do Samsung TV Plus, além de funções que facilitam uma rotina cada vez mais inteligente e conectada por meio do ecossistema SmartThings2, e mais segura com o Knox Security – tudo por meio de um televisor com design moderno, fino e elegante.

As TVs OLED, por exemplo, exibem cores vibrantes e pretos profundos por conta da tecnologia do painel, em que cada pixel da imagem se auto ilumina de forma independente, sem a necessidade de um painel com iluminação traseira, oferecendo imagem mais viva para quem gosta de assistir a filmes e séries com muitas cenas escuras. Isso porque, conforme a necessidade, cada um dos pixels pode se desligar de maneira independente, oferecendo cores vibrantes e um preto verdadeiro. É um produto excelente para ambientes mais escuros, pois consegue mostrar o contraste entre tons escuros.

No caso das TVs QLED, LEDs emitem luz por trás de uma tela de cristal líquido, porém, a grande diferença é que o equipamento controla o quanto dessa iluminação atravessará a tela, fazendo com que a imagem se forme. Com isso, diferentes níveis de brilho, cores e contrastes diferentes são gerados, de forma que as imagens podem apresentar características que acentuam o brilho e a intensidade das cores exibidas na tela. Ela é uma tela para quem procura uma experiência mais completa do que se encontra em uma UHD convencional.

Já a tecnologia Neo QLED se destaca por estabelecer o padrão para a melhor experiência 4K e 8K. Isso porque a tecnologia traz uma experiência única de visualização, pois conta com os Quantum Mini LEDs, que têm 1/40 do tamanho dos LEDs convencionais e oferecem mais precisão ao exibir imagens. Além disso, há uma excelente renderização da cor preta, juntamente com o brilho vibrante já conhecido da tecnologia QLED, esta tela é perfeita para quem tem ambientes com muita incidência de luz, já que possui um número muito maior de zonas de iluminação.

Aprimoramento com AI

Escolher uma TV não é apenas optar pelo tamanho ou preço, mas também pelo que ela pode oferecer em termos de funcionalidade, como no caso do processamento.

As AI TVs de 2024 da Samsung vêm equipadas com processadores que não só trazem melhorias de imagem e som com inteligência artificial, mas também oferecem inteligência para que a TV consiga ajudar na economia de energia.

Um exemplo disso é a presença do AI Energy Mode nos aparelhos, em que um sensor da TV detecta automaticamente o nível de iluminação do ambiente e ajusta o brilho do aparelho, além de analisar cena a cena e também gerenciar sutilmente o nível de brilho da tela, o que diminui o gasto de energia da TV. Além disso, o SmartThings consegue medir o consumo de energia em kWh de cada um dos produtos inteligentes conectados e informar o gasto em Reais de cada um, além de observar a localização dos equipamentos por meio do 3D Map View, novidade que oferece mais controle sobre onde estão e quais são os dispositivos inteligentes conectados.

Outros diferenciais das TVs incluem a Imagem com AI, tecnologia que melhora a qualidade da imagem através do aprimoramento inteligente que transforma qualquer conteúdo na qualidade mais alta possível, garantindo que imagens e cenas em resoluções inferiores sejam elevadas para se aproximarem da qualidade mais avançada disponível na TV​. Mas isso não fica restrito apenas à imagem, já que o Som com AI permite que os diálogos das cenas sejam mais nítidos e cristalinos a partir da análise e isolamento dos sons do ambiente, externos à TV, além da otimização das conversas do conteúdo assistido. O resultado é uma experiência de som sem distrações, independente do ambiente.

Para saber mais sobre as TVs Tudo em 1 e as AI TVs da Samsung e escolher a sua, acesse a Loja Online da marca e fique de olho na Samsung Newsroom Brasil.

1 A experiência de visualização pode variar de acordo com os tipos de conteúdo e formato. O upscaling pode não se aplicar ao Computador e ao Modo Game.

2 Equipamentos compatíveis com o aplicativo Smarthings podem variar de acordo com a região. O app SmartThings está disponível para Android e IOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *