Google Cloud anuncia solução de inteligência artificial gratuita para desenvolvedores

O Google Cloud anuncia hoje a disponibilidade gratuita, em português e em prévia pública, do Gemini Code Assist para usuários. Com tecnologia Gemini 2.0 e otimizado para codificação, o Gemini Code Assist conta com capacidade para até 180.000 sugestões de código mensais e suporte a mais de 20 linguagens de programação, além de uma ampla janela de contexto para garantir respostas precisas e adaptadas às necessidades de desenvolvedores.

De acordo com a IDC, a previsão é que o número de desenvolvedores atinja 57,8 milhões em todo o mundo até 2028 e, segundo a pesquisa ‘2024 Accelerate State of Devs Report’ conduzida pela DORA Research, mais de 75% dos desenvolvedores já utilizam IA em suas atividades diárias. Neste cenário, a disponibilidade do Gemini Code Assist para usuários surge para ajudar a automatizar tarefas repetitivas – como geração de código e revisões – e permitir que os profissionais se concentrem na parte criativa do desenvolvimento. Confira abaixo as principais características do Gemini Code Assist para usuários e como essa novidade pode beneficiar os desenvolvedores autônomos:

  • Suporte a mais de 20 linguagens de programação e uma ampla janela de contexto de até 128.000 tokens, permitindo respostas precisas e adaptadas ao contexto do código.
  • Funções de chat que facilitam a geração, explicação e melhoria de código, agilizando o aprendizado e a resolução de erros sem a necessidade de alternar entre janelas ou copiar e colar informações.
  • Integração completa com os principais ambientes de desenvolvimento (Visual Studio Code, IDEs da JetBrains e Cloud Workstations), permitindo aos desenvolvedores autônomos terem os mesmos recursos de conclusão de código, geração e bate-papo que o Google Cloud oferece às empresas há mais de um ano, e que já estão disponíveis gratuitamente no Firebase e no Android Studio.
  • Os desenvolvedores podem usar linguagem natural no Gemini Code Assist para gerar, explicar e melhorar o código com a  capacidade de até 90 vezes mais sugestões do que as soluções gratuitas convencionais – sem temores de esgotar o limite, mesmo em projetos com prazos apertados.

Consciente de que escrever código é apenas parte de um processo – em que a revisão de código eficiente e de qualidade é essencial, mas que consome tempo e atrapalha a realização das tarefas – o Google Cloud está contribuindo para que os desenvolvedores consigam reduzir o tempo que levam para realizar revisões de código a partir da disponibilidade, em public preview, do Gemini Code Assist para GitHub, que fornece revisões de código gratuitas e alimentadas por IA para repositórios públicos e privados. 

Para começar a usar, basta ter uma conta pessoal do Gmail – não é necessário vínculo com uma assinatura do Google Cloud ou cartão de crédito. O usuário pode instalar o Gemini Code Assist na IDE de sua preferência ou integrá-lo ao GitHub e experimentar todos os recursos sem custo. Para mais informações, leia este blogpost.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *