
Alunas do projeto Jaci, finalista da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil |
No Dia Internacional das Meninas na Tecnologia da Informação e Comunicação (International Girls in ICT Day), celebrado este ano em 24 de abril, a Samsung reforça seu compromisso com a equidade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia por meio do programa global de cidadania corporativa Solve for Tomorrow, oferecendo oportunidades para que alunas e alunos do ensino médio desenvolvam soluções inovadoras para problemas reais usando ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
O Dia Internacional das Meninas na Tecnologia da Informação e Comunicação é uma iniciativa das Nações Unidas celebrada em mais de 150 países que chama a atenção para a importância de incentivar meninas e jovens mulheres a seguirem carreiras em STEM, enfrentando desafios como a falta de representatividade e os estereótipos de gênero que ainda limitam suas escolhas profissionais.
Apesar do progresso, a disparidade de gênero ainda é um desafio nas carreiras STEM – globalmente, as mulheres compõem apenas 35%1 dos graduados em carreiras STEM. Na América Latina, apesar das mulheres representarem 45% do total de pesquisadores, a participação delas na indústria tecnológico ainda é limitada2, demonstrando a importância de incentivar a presença de mais meninas e mulheres nas carreiras STEM.
Mais meninas e mulheres no Solve for Tomorrow

O projeto NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente ficou em 1º lugar entre os vencedores nacionais da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil |
O esforço promovido pelo Dia Internacional das Meninas na Tecnologia da Informação e Comunicação é aplicado pela Samsung no programa Solve for Tomorrow, que investe em parcerias com escolas, educadores e organizações, promovendo uma rede colaborativa que fortalece o protagonismo feminino e contribui para um futuro mais diverso e inclusivo na tecnologia.
Na edição de 2024, o Solve for Tomorrow colheu resultados significativos de uma maior presença feminina: o número de alunas inscritas cresceu 37,9% em 2024, em comparação com o ano anterior. A participação de educadoras como orientadoras dos projetos também aumentou, com um salto de 26,5% em relação a 2023.
Além disso, pela primeira vez, o equilíbrio de gênero foi alcançado entre os educadores finalistas da 11° edição do SFT, com cinco homens e cinco mulheres orientando os projetos premiados no ano passado.
Cases de sucesso
A edição de 2024 do Solve for Tomorrow destacou um importante projeto para a saúde da mulher com o projeto ‘Jaci Indicador da Saúde da Mulher’, que promove a dignidade menstrual das meninas e mulheres e amplia o acesso à informação.
Desenvolvido por quatro alunas do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (AM), o protótipo é composto por um absorvente com um leitor de fluxo menstrual que, por meio da coloração das secreções, é capaz de indicar, em cada ciclo menstrual, se o pH da usuária está normal, alto/ácido ou básico.
Na edição de 2023 do Solve For Tomorrow Brasil, o primeiro lugar entre os Vencedores Nacionais com um projeto apresentado por uma equipe de quatro alunas de Porto Velho (RO). O projeto ‘NanoFotoCream: antioxidante, fotoprotetor com ação repelente’, criado a partir da abordagem STEM, é um creme multifuncional de baixo custo para proteger a pele dos raios solares, prevenir doenças como o câncer de pele e o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.
Visando alcançar a população de baixo poder aquisitivo, a fórmula do NanoFotoCream é composta em bases farmacêuticas simples e acessíveis, e age como repelente contra insetos vetores de doenças tropicais Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
Solve for Tomorrow 2025
As inscrições para a 12° do Solve for Tomorrow estão abertas até o dia 30 de junho no site oficial do programa3. Podem participar as equipes das redes públicas, municipais, estaduais e federais compostas por 3 a 5 estudantes do ensino médio.
Para a edição de 2025, professores de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever como professor orientador, desde que um professor parceiro da área das Ciências da Natureza ou da Matemática também companha a equipe.
No Brasil desde 2014, o programa já envolveu mais de 179 mil alunos, mais de 39 mil professores e 7 mil escolas públicas em todo o país. Em 2024, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 42%2 no número de professores e de 10% no número de alunos inscritos
Saiba mais no site oficial do Solve for Tomorrow e acompanha as notícias e novidades sobre o programa na Samsung Newsroom Brasil.
1 Link
2 Link
3 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.