Com IA do Google Cloud, Grupo Boticário promove melhorias internas e sustentáveis para a sua operação

No Grupo Boticário, a beleza é o ponto de partida para transformar o mundo. Mais que produtos, a empresa fomenta um ecossistema que une tecnologia e impacto positivo ao seu DNA empreendedor, com o objetivo de inovar para gerar valor. A parceria com o Google Cloud é um pilar estratégico que concretiza essa visão, posicionando a companhia como referência em inovação no Brasil e na América Latina. Através da colaboração, que inclui o teste de tecnologias em fase beta, o grupo prova que é possível aliar performance e propósito, inteligência de negócio e cuidado com o planeta para atingir resultados cada vez melhores.

“A adoção de uma estratégia baseada em dados é um dos pilares que fez com que o Grupo Boticário alcançasse resultados expressivos, tanto na otimização das tarefas das nossas equipes quanto na melhoria dos nossos processos. É uma prova de que a tecnologia nos aproxima das pessoas e nos ajuda a evoluir ainda mais como empresa. Isso não só nos torna mais eficientes e ágeis, mas também potencializa a descentralização da inovação.” – Renato Pedigoni, Vice-presidente de Tech do Grupo Boticário

O uso do Google Workspace foi um movimento estratégico para reduzir a complexidade e fomentar uma cultura de colaboração e orientada a dados. A mudança gerou resultados expressivos: o Net Promoter Score (NPS) interno das ferramentas Google evoluiu 70 pontos, e hoje 83% dos colaboradores administrativos utilizam Gemini e soluções de produtividade com IA do Google.

Essa transição impulsionou a autonomia e a gestão do conhecimento, com a criação de Google Sites internos de forma orgânica e um volume superior a 34 mil buscas mensais no Cloud Search.

Sendo uma das primeiras empresas a testar o Gemini no Brasil, ainda em 2023, o Grupo Boticário validou o potencial da ferramenta para acelerar a inovação internamente. Por meio de programas de capacitação, a empresa democratizou o uso da Inteligência Artificial Generativa, alcançando resultados expressivos: 93% dos participantes de projetos piloto relataram otimização de tempo em tarefas diárias, sendo que 35% economizaram mais de uma hora por dia.

Para automatizar e otimizar o planejamento e a análise de promoções, o Grupo Boticário lançou um produto de dados que simula cenários de impacto em indicadores como GMV, margem, desconto e ROI, e prevê a demanda de produtos sob diferentes cenários. Com isso, a plataforma sugere as melhores estratégias de preço e desconto, considerando restrições de orçamento, metas e regras de negócio.

A ferramenta é composta por diversas funcionalidades e módulos, adaptados para diferentes horizontes de planejamento da estratégia promocional. Para isso, contamos com estruturas como BigQuery, Cloud Function e Vertex AI, e dashboards que oferecem relatórios intuitivos para monitoramento de desempenho e suporte à tomada de decisão, que transformaram a gestão de campanhas promocionais que antes eram processos manuais e intuitivos em uma abordagem estratégica e assertiva, baseada em dados.

Voltado para a rede de franquias, o Modelo de Abastecimento de Rede é uma plataforma digital única que otimiza o reabastecimento para mais de 4.500 pontos de venda no Brasil. Utilizando 16 mil modelos de IA, a solução prevê vendas e sugere pedidos inteligentes através da funcionalidade “Compra Inteligente”. A plataforma, que usa BigQuery para análises de dados em grande escala e Vertex AI para automatização, alcançou 100% de adesão da rede franqueada e reduziu em até 40% as rupturas (falta de produtos) sem aumentos relevantes de estoque. Suas recomendações baseadas em IA já geraram um aumento de vendas no varejo (sellout) de 2 a 3 vezes em comparação com estratégias sem o uso de IA.

Para uma gestão de demanda industrial mais precisa, o Grupo Boticário também desenvolveu o GDEM, um produto digital proprietário responsável por gerar o plano de produção. Esta solução, que roda sua estrutura de dados no Google Cloud, substituiu processos manuais e reduziu o tempo de processamento de dados para previsão de vendas de 49 para apenas 3 horas, gerando uma economia de 70%.

Na expansão de sua presença física, o projeto Footprint utiliza modelos de Machine Learning para identificar as localizações ideais para a abertura de novas lojas, cobrindo 99% do território brasileiro. A solução, que combina modelos preditivos e de otimização, integra mais de 2.700 variáveis internas e externas, processadas em ferramentas como BigQuery e Vertex AI. Em 2024, essa abordagem resultou na abertura recorde de 134 novas lojas, na identificação de mais de 500 locais potenciais.

“Trabalhamos com os nossos clientes para criar uma nuvem de transformação capaz de acelerar a inovação por meio da democratização de dados, modernização de aplicações e infraestrutura, conexões de pessoas e transações confiáveis. O resultado, como podemos notar neste exemplo do Grupo Boticário, é uma organização que consegue aproveitar todos os benefícios da computação em nuvem para impulsionar a inovação, quebrando os silos de dados e garantindo que a organização tome decisões estratégicas de negócio mais assertivas, na velocidade e no dinamismo que seu mercado demanda”, diz Milena Leal, Diretora de Negócios de Google Cloud no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *