Comer frutas e vegetais é essencial para a saúde, mas seus benefícios muitas vezes são difíceis de perceber. E se fosse mais fácil ver como o corpo responde à alimentação?
Pela primeira vez em um smartwatch, a linha Galaxy Watch8 introduz o Índice de Antioxidantes1, um recurso que mede os níveis de antioxidantes para mostrar como a dieta e o estilo de vida impactam a saúde2.
Com base nos insights da primeira parte da série com Hyojee Joung, da Universidade Nacional de Seul, a Samsung Newsroom conversou com Jinyoung Park, do Health H/W R&D Group da divisão Mobile eXperience (MX) da Samsung Electronics, para entender como o sensor do Galaxy Watch8 foi desenvolvido.

| Jinyoung Park |
De registros alimentares a uma leitura em cinco segundos
Acompanhar a qualidade das refeições e a ingestão de nutrientes normalmente exige registros alimentares detalhados ou exames de sangue. Com o Galaxy Watch8, as pessoas podem, em vez disso, pressionar o polegar na parte traseira do dispositivo por cerca de cinco segundos para medir os níveis de carotenoides3 na pele, exibidos como o Índice de Antioxidantes.
No centro desse processo está o avançado Sensor BioActive da Samsung. “O sensor utiliza espectroscopia de absorção em múltiplos comprimentos de onda, emitindo luz de várias cores sobre a pele e analisando os padrões de absorção e reflexão”, explica Park. “A linha Galaxy Watch8 é o primeiro dispositivo vestível capaz de medir compostos orgânicos no corpo por meio de espectros de absorção da pele”.
Os carotenoides são compostos ricos em elétrons formados por 40 átomos de carbono e com forte capacidade de absorver luz azul — princípio por trás do Índice de Antioxidantes. Quando o sensor emite luz LED amarela, azul, roxa e verde, os carotenoides absorvem alguns comprimentos de onda e refletem outros. Ao analisar a luz refletida, é possível medir sua concentração. “O consumo consistente de frutas e vegetais leva ao acúmulo de carotenoides na pele, fazendo o índice aumentar”, acrescenta.
Os espectros da pele também incluem sinais de melanina e hemoglobina. “Para minimizar esses efeitos, escolhemos o dedo como local de medição, reduzindo a interferência da melanina, e aplicamos um método de leve pressão para restringir temporariamente o fluxo sanguíneo e diminuir o impacto da hemoglobina”, explica Park. Até o simples ato de pressionar o polegar no sensor reflete um design cuidadosamente estudado.
Miniaturizando a precisão
A Samsung iniciou as pesquisas para o Índice de Antioxidantes em 2018. O desafio era construir um sensor pequeno o suficiente para caber em um relógio, mas preciso o bastante para rivalizar com grandes equipamentos laboratoriais.
“Mesmo a menor alteração no arranjo de LEDs e fotodiodos podia afetar os resultados”, recorda Park. “Realizamos inúmeros testes até encontrar a configuração ideal”.

| Protótipos de sensores desenvolvidos antes da integração na linha Galaxy Watch8 |
Para garantir precisão, a equipe validou o sensor usando espectroscopia Raman — uma técnica a laser amplamente utilizada em pesquisas e aplicações clínicas para detectar carotenoides acumulados na pele por meio das vibrações moleculares. “A espectroscopia Raman exige equipamentos grandes e complexos, o que a torna impraticável para o uso diário”, explica. “Na linha Galaxy Watch8, aplicamos o método de reflexão da pele com base em LED-PD para miniaturizar o sensor e aprimoramos a precisão cruzando os resultados com a espectroscopia Raman”.
A equipe também realizou estudos comparativos com exames de sangue e testes clínicos. “Validamos a precisão das medições não invasivas comparando os níveis de carotenoides no sangue com as leituras do sensor”, afirma Park. “Os participantes clínicos fotografaram e registraram todas as refeições por uma semana, permitindo comparar sua ingestão de frutas e vegetais com os dados do sensor. Com uma amostra estatisticamente significativa de várias centenas de participantes, comprovamos cientificamente o desempenho do sensor”.
Park destacou que a colaboração foi essencial no processo de desenvolvimento. “Além da parceria de longa data com Joung, realizamos pesquisas clínicas com o Samsung Medical Center e colaboramos com a Universidade de Connecticut para coletar dados de grupos étnicos diversos”, acrescenta. “Especialistas em nutrição, medicina e comportamento do consumidor formaram uma rede de colaboração estreita que tornou possível a comercialização”.
Aproveitando ao máximo o Índice de Antioxidantes
Com que frequência o Índice de Antioxidantes deve ser medido? “Geralmente, leva de duas a três semanas para que os carotenoides da alimentação se acumulem na pele em níveis detectáveis”, explica Park. “Recomendamos manter hábitos alimentares saudáveis de forma consistente por pelo menos duas semanas e medir uma ou duas vezes por dia, sempre no mesmo horário”.
O aplicativo Samsung Health fornece dicas alimentares com base no Índice de Antioxidantes e apresenta as mudanças em relatórios claros. As pessoas podem visualizar dados diários, semanais, mensais e anuais para acompanhar sua saúde e hábitos ao longo do tempo.
Além da dieta, o Índice de Antioxidantes também pode refletir mudanças no exercício e no estilo de vida. “Os carotenoides diminuem quando o corpo gera excesso de radicais livres, fazendo o índice cair”, acrescenta. “Por exemplo, ele pode cair temporariamente após um exercício físico muito intenso”.
O Google Gemini — disponível em um smartwatch pela primeira vez — adiciona outra camada à experiência. “Uma vez pedi ao Gemini para sugerir restaurantes próximos com alimentos ricos em antioxidantes, e ele me deu opções bastante úteis”, relembra Park. “Combinar o Índice de Antioxidantes com AI personalizada pode expandir ainda mais o cuidado de saúde individualizado”.
Um intérprete da saúde na ponta dos dedos
Park descreve o Índice de Antioxidantes como um intérprete que traduz as refeições e o ritmo de vida diário por meio de uma pequena luz no dedo. “Muitas vezes não percebemos como comemos ou o quanto estamos estressados”, comenta. “Espero que o recurso sirva como um intérprete da saúde, ajudando as pessoas a compreenderem melhor seu bem-estar”.
“A prevenção de doenças começa com uma alimentação saudável e hábitos de vida equilibrados”, continua. “Com o aumento das doenças crônicas entre as gerações mais jovens, o recurso pode oferecer uma orientação significativa para construir rotinas mais saudáveis”.
Park acrescenta que o Índice de Antioxidantes é apenas uma parte de um quadro mais amplo. “A linha Galaxy Watch e o Samsung Health oferecem recursos valiosos como Pontuação do Sono e Pontuação de Energia4”, afirma. “Ao integrar essas funções, queremos fornecer insights mais completos e uma gama mais ampla de informações de saúde às pessoas”.
À medida que viver até os 100 anos se torna cada vez mais comum, o foco está mudando da longevidade para o envelhecimento saudável. A linha Galaxy Watch está pronta para abrir o próximo capítulo na gestão personalizada da saúde.
Para mais informações sobre a linha Galaxy Watch8, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.
1 Para realizar a medição, o usuário deve posicionar o centro do dedo sobre o sensor na parte traseira do relógio e mantê-lo pressionado por 5 segundos. Embora o Índice de Antioxidantes possa ser medido em qualquer dedo, recomenda-se o polegar para obter resultados mais precisos. Medições repetidas devido à textura irregular da pele podem causar resultados imprecisos.
2 Destinado exclusivamente para fins genéricos de bem-estar e condicionamento físico. Não se destina ao uso na detecção, diagnóstico, tratamento, monitoramento ou gerenciamento de nenhuma enfermidade ou doença. As informações relacionadas à saúde acessadas por intermédio do dispositivo e/ou aplicativo não devem ser consideradas orientação médica. Os usuários devem buscar aconselhamento de um médico. Alguns recursos podem variar de acordo com o mercado, operadora e dispositivo pareado.
3 Compostos antioxidantes abundantes em frutas e vegetais amarelos, laranja e verdes.
4 Disponível somente após o usuário registrar pelo menos uma vez um Galaxy Watch compatível.
