
Um grupo de alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca (CE), está entre os finalistas do Solve for Tomorrow Brasil 2025. O programa de Cidadania Corporativa da Samsung com coordenação geral pelo Cenpec está em sua 12ª edição no País, e é conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos inovadores com base na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), para atender a demandas reais da sociedade.
O projeto FiltrOcre foi desenvolvido por dois alunos e uma aluna do 3º ano do ensino médio, e é composto por um filtro mineral para tratamento da água para combater a falta de água que atinge a região. Com o protótipo, os alunos também contribuem com a redução de contaminação e poluição nos mananciais, causadas pelo alto volume de rejeitos descartados no meio ambiente. Para construir o filtro, o grupo utilizou materiais reciclados, como granito ocre e fibra siliconada, apresentando uma solução sustentável, de baixo custo e de fácil manutenção para reduzir danos de maneira inovadora.
Francisco Renato Moreira da Silva, que é professor e orientador da equipe, explica que o granito ocre corrige parâmetros físico-químicos da água, além de reter metais pesados que contribuem com o tratamento dela. “Nosso primeiro filtro, composto por uma garrafa PET, é usado em casa para tratar pequenas quantidades de água. Já o filtro para indústria e para a sociedade, pode ser aplicado em uma torneira. O protótipo é fácil de usar. Basta colocar a água no filtro e já sai tratada, potável, e apta para consumo. Quase todo tipo de água testado apresentou bons resultados de tratamento”, afirma.
Como única menina participando do projeto, a aluna Mariane Martins conta que se sente importante e acolhida sabendo que a ciência não é coisa de menino. “No começo eu vi muitos meninos da escola participando, mas esse ano isso mudou. A maioria dos participantes são meninas. Isso é muito bonito porque percebemos que temos vez e voz, que esse também é nosso lugar de fala e que a ciência é para qualquer pessoa que esteja empenhada em fazer acontecer”.
“Nos últimos anos o Solve for Tomorrow vem registrando aumento no número de alunas e professoras participantes, mostrando que a ciência, a pesquisa e a tecnologia não apenas têm espaço para mulheres, como obtém importantes avanços quando elas participam de projetos como o FiltrOcre”. Temos altas expectativas para que cada vez mais alunas mostrem interesse em participar de iniciativas como essa, levando inovação e melhorias para suas comunidades”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“Ao abrir espaço para a diversidade de vozes e perspectivas, a ciência consegue responder de forma mais assertiva aos desafios dos territórios”, comenta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Além de mostrar que as áreas de ciência e tecnologia são para todas e todos, o projeto FiltrOcre combina sustentabilidade, promoção à saúde e viabilidade. É um exemplo do imenso potencial das escolas públicas brasileiras”.
Para o professor Francisco, participar do Solve for Tomorrow é uma maneira de potencializar a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia. “Os alunos acreditam no que estão fazendo, há respaldo e valor nisso. Eles também estão mais independentes, engajados e interessados em trabalhar no projeto, e isso gera uma transformação no processo de aprendizagem. A comunidade escolar é impactada e enxerga a possibilidade de fazer ciência no chão da escola. Isso gera uma expectativa muito positiva em toda a comunidade”, conclui.
Nesta etapa final do programa, o grupo segue participando das mentorias com a equipe do Solve for Tomorrow, aplicando possíveis melhorias ao projeto até que as votações do Júri Popular sejam abertas, em 19 de novembro.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil. A lista completa dos finalistas está disponível clicando aqui.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
