O impacto GIGANTE do Android no Brasil: R$ 56 bilhões, empregos e IA

Se você usa um smartphone Android, saiba que você faz parte de algo gigante. Em 2024, o sistema operacional do Google não foi apenas o mais popular do Brasil, mas também injetou impressionantes R$ 56,2 bilhões no PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Esse dado vem direto do novo Relatório de Impacto Econômico do Android, encomendado pelo Google e realizado pela Access Partnership.

Vamos conferir os detalhes desse impacto.

📈 Android no Brasil: Muito além dos apps

O impacto não é só virtual. O estudo (que ouviu 500 consumidores brasileiros com 95% de confiança estatística) mostra que o ecossistema Android ajudou a criar e manter mais de 354 mil empregos no Brasil. Isso representa uma alta de 7% em comparação com 2023.

Pelo seu caráter de código aberto, o Android permite que diversas fabricantes (como Samsung, Motorola, Xiaomi, entre outras) o utilizem em celulares e tablets, criando um mercado super diversificado e oferecendo mais opções para o consumidor.

🧑‍💻 O trampolim dos desenvolvedores (Devs)

Para quem desenvolve aplicativos e jogos no Brasil, o Android funciona como uma vitrine global. Graças a lojas de apps, como a Google Play, os desenvolvedores locais conseguem levar seus produtos para o mundo todo.

Hoje, um dado impressionante é que 48% dos usuários de apps locais brasileiros na Google Play são de fora do Brasil. É o talento BR ganhando o mundo.

📱 O que o brasileiro mais valoriza no Android?

Mais de 85% dos brasileiros usam o Android para se conectar à internet pelos seus smartphones, segundo o relatório. Mas o que realmente importa para eles? Quando perguntados, os usuários apontaram:

  • 65% valorizam a disponibilidade de aplicativos e conteúdo nas lojas (como a Google Play).
  • 52% mencionaram os recursos de segurança.
  • 51% destacaram o bom funcionamento de seus apps favoritos nesse ambiente.

“Para além de oferecer software, nosso trabalho é mobilizar e promover todo um ecossistema que envolve desenvolvedores, operadoras, fabricantes […], tudo isso para oferecer oportunidades por meio da tecnologia para o […] usuário brasileiro”, afirma Flávio Ferreira, Diretor de Parcerias de Android no Google para América Latina.

🚀 O futuro é agora: Android e Inteligência Artificial

Se antes o Android teve o papel histórico de democratizar o acesso à internet com celulares mais acessíveis, hoje o foco mudou. Segundo Flávio Ferreira, o objetivo atual é “ampliar o alcance da Inteligência Artificial em dispositivos de ponta”, garantindo que os avanços cheguem ao maior número de pessoas.

E os desenvolvedores estão totalmente ligados nisso:

  • 90% dos devs brasileiros veem oportunidades significativas para a IA criar experiências inovadoras em apps Android.
  • 83% afirmam já ter usado pelo menos alguma IA ou tecnologia de aprendizado de máquina em seu processo de desenvolvimento.
  • 82% indicam ter incorporado recursos de IA em seus apps já publicados.
  • 86% concordam que a integração de IA no desenvolvimento levou a melhorias na eficiência e na qualidade dos apps.

Basicamente, a IA já se tornou uma parte essencial do fluxo de trabalho no desenvolvimento de aplicativos Android.

🔒 Segurança em primeiro lugar

Para o consumidor brasileiro, a segurança é um fator determinante na hora da compra. O relatório confirma que o Android tem focado fortemente nisso:

  • 85% dos brasileiros entrevistados concordam que os recursos antirroubo (como bloqueio remoto e rastreamento de localização) oferecem mais tranquilidade.
  • 52% indicaram que as ferramentas de segurança — como bloqueio de tela, criptografia e gerenciamento de permissões — estão entre seus três recursos favoritos do sistema.
  • 87% apontam que esses recursos são úteis para protegê-los de danos on-line.

Além disso, 78% dos usuários que usam a Google Play como principal loja indicam que os recursos de proteção da plataforma, como notificações sobre apps suspeitos, têm ajudado a reduzir os danos sofridos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *