
A Samsung Electronics reuniu líderes de diversos setores para discutir a importância da capacidade de comunicação entre sistemas em casas inteligentes, durante o primeiro painel do Tech Forum na CES 2026, realizado no hotel The Wynn em Las Vegas. Na sessão, intitulada “When Everything Clicks: How Open Ecosystems Deliver Impactful AI” (Quando Tudo se Encaixa: Como Ecossistemas Abertos Entregam uma AI Impactante), especialistas discutiram como parcerias entre diferentes setores estão transformando casas conectadas em ambientes inteligentes perfeitamente integrados, seguros e que tornam a vida das pessoas mais simples e prática.
A abertura como base do Home AI
Os líderes presentes no painel concordaram que a próxima era das casas inteligentes deve ser construída sobre colaboração aberta e não em ecossistemas fechados. À medida em que os lares dependem cada vez mais de dispositivos e serviços de diversas marcas e setores, essa abertura se torna essencial para que sistemas de AI trabalhem de forma integrada. A Samsung reforçou sua crença de que a conectividade aberta é o caminho para permitir que eletrodomésticos, sistemas de energia, serviços de segurança e parceiros de diversos setores ofereçam experiências que simplesmente não seriam possíveis em ambientes isolados.
“O lar é o lugar mais pessoal de nossas vidas, por isso o Home AI precisa conquistar a confiança das pessoas de forma discreta, respeitosa e com valores que os usuários conseguem sentir”, afirmou Yoonho Choi, Presidente do Conselho de Home Connectivity Alliance e Head de Alianças Estratégicas da Samsung Electronics. “Para isso, é preciso que haja conectividade entre marcas, para que a casa funcione como um único sistema em vez de recursos isolados. Com a colaboração da HCA e a parceria entre diferentes setores, estamos transformando a abertura em resultados: casas mais seguras, rotinas mais simples e economias reais”.
Alimentando o maior ecossistema de casas conectadas do mundo
A Samsung destacou a escala e profundidade de seu ecossistema conectado, observando que mais de 500 milhões de usuários já fazem parte da comunidade SmartThings. Com mais de uma década de inovação em vida conectada, a Samsung traz uma visão profunda de como o Home AI está evoluindo, desde os dispositivos inteligentes de hoje até a inteligência de sistemas do futuro.
Essa base permite que a Samsung projete experiências de inteligência artificial que se coordenam entre eletrodomésticos e serviços, entregando valor que parece natural, e não técnico.
“É fundamental entregar benefícios reais para os usuários, que de fato melhorem a vida das pessoas”, disse Michael Wolf, fundador e editor-chefe do The Spoon. “Nesse sentido, não há área que traga mais benefícios do que uma cozinha totalmente conectada — um ambiente que permita ao usuário saber o que há na geladeira, ao mesmo tempo em que se integra às redes de água e aquecimento. Essa visão mais holística possibilita ações preventivas e uma experiência doméstica muito mais eficiente”.
Transformando a colaboração em benefícios para o consumidor
O painel também discutiu como ecossistemas abertos possibilitam benefícios reais para os consumidores por meio de parcerias entre os setores. A Samsung destacou sua colaboração com a Hartford Steam Boiler (HSB) como um exemplo pioneiro de como os dados de casas inteligentes — usados de forma responsável e transparente — podem entregar resultados significativos.
“Estamos em um ponto em que a casa conectada já pode se integrar perfeitamente ao estilo de vida dos usuários, o que fortalece a confiança nos dispositivos de casa inteligente e resulta em benefícios diretos para os consumidores”, disse Jed Usich, Vice-Presidente Sênior de Soluções Estratégicas de Crescimento da HSB. “Por meio de nossa parceria com a Samsung, criamos uma ponte para a indústria de seguros que transforma dados simples em economias tangíveis para os consumidores.”
Projetar uma AI que pareça humana, não intrusiva
Durante o painel, os líderes presentes enfatizaram que, para que o Home AI tenha sucesso, ele precisa ser emocionalmente inteligente e se encaixar naturalmente em rotinas como cozinhar, relaxar, se entreter e cuidar da família. Design, narrativa e compreensão do comportamento do usuário desempenham um papel essencial para fazer com que os dispositivos conectados funcionem como companheiros confiáveis.
Juntos, os participantes concordaram que o futuro do Home AI depende da integração entre sistemas, uso responsável de dados e colaboração entre setores, garantindo que casas inteligentes entreguem valor real sem comprometer a confiança.
À medida que a inteligência artificial se torna mais presente e conectada aos sistemas, a Samsung mantém o foco em construir ecossistemas abertos que tornam a vida das pessoas mais simples, segura e significativa, provando que, quando tudo faz sentido, o Home AI pode realmente transformar o dia a dia.
