O Qatar sediará a próxima copa do mundo em 2022 e já está preparando o país para receber os milhares de turistas, como a construção do Estádio Internacional de Lusail.
Um ponto muito importante nos preparativos das acomodações para os turistas, atletas, comissão técnica, entre outros é a preocupação com as questões climáticas e o custo ambiental do turismo, desta forma, a sustentabilidade será fundamental!
Com a importante missão de preservar a natureza da forma mais sustentável possível, a empresa finlandesa Admares projetou vários hotéis “flutuantes” que ficam na superfície da água e estrategicamente localizados a 15 minutos do novo estádio.
O projeto prevê a construção de 16 estruturas flutuantes na costa da Ilha Qetaifan, que está localizada ao norte do Golfo Pérsico. Cada edifício será composto por 4 andares, 101 quartos, um restaurante, um lounge bar e ainda, poderão ser reutilizados e movidos para outros lugares costeiros! O que é sensacional, pois ao término da Copa os prédios poderão ser reutilizados em qualquer local costeiro!
A diferença deste projeto para outros com acomodações flutuantes, é de que os hotéis do Qatar exigirão profundidade da água muito menor e nenhum porto principal!
O tema sustentabilidade estará presente não somente nos hotéis flutuantes, mas também na arquitetura geral da Copa do Mundo do Qatar em 2022. O estádio do Qatar terá um sistema eficiente de economia de energia, com coberturas solares construídas para controlar a temperatura, assim como produzir energia para o estádio e os edifícios vizinhos.
Como os hotéis, o estádio também deve ser reutilizado. Os assentos podem ser removidos e o espaço será utilizado como um centro comunitário completo com lojas e restaurantes, bem como instalações esportivas, educacionais e de saúde. Que sirva de exemplo para nosso país, não é mesmo?!
De maneira geral, adorei os projetos e principalmente a preocupação com o meio ambiente, que é um tema de extrema importância e ignorado por tantas potências mundiais, mas que para o Qatar fará parte da história do país, assim como servir de exemplo para o mundo!
Via CoolBusinessIdeas.