
Em celebração ao Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, a Samsung reforça a importância do programa Solve for Tomorrow como ferramenta para o desenvolvimento de competências em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) entre estudantes de escolas públicas da América Latina. O programa, presente na região desde 2014, já impactou aproximadamente 400 mil alunos e professores, promovendo o protagonismo juvenil e a transformação de comunidades por meio da educação científica.
Lançado globalmente pela Samsung em 2010, o Solve for Tomorrow integra a visão global de Cidadania Corporativa da Samsung – Together for Tomorrow! Enabling People – que busca capacitar jovens para que atinjam seu máximo potencial, liderando transformações positivas na sociedade.
Na região, o programa ganha ainda mais relevância ao considerar os desafios históricos e sociais que impactam o acesso à educação de qualidade. De acordo com o relatório “Educação em Tempos de Pandemia” (2023), da Unesco e Cepal1, mais de metade dos estudantes do ensino médio em escolas públicas da região não atinge os níveis básicos de proficiência em matemática e ciências, o que limita o acesso a carreiras nas áreas mais promissoras do mercado atual, como as tecnológicas.
Diante desse cenário, o Solve for Tomorrow atua como ponte entre a sala de aula e o mundo real, convidando estudantes a desenvolverem protótipos de soluções para problemas locais utilizando conhecimentos STEM. As metodologias baseadas em Design Thinking e PBL (sigla em inglês para Project Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Projetos)estimulam o pensamento crítico, a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de resolução de problemas, competências fundamentais para o século XXI.
Os projetos são conduzidos por equipes formadas por dois ou mais estudantes e um(a) professor(a) orientador(a), com incentivo à participação feminina e à inclusão. Cada país adapta a estrutura localmente, com mentorias oferecidas por colaboradores da Samsung, organizações sociais e especialistas, além de premiações e treinamentos ao longo do processo.
Para a aluna Kayane Oliveira Almeida, que participou da edição de 2024 do Solve for Tomorrow Brasil com o projeto ‘E-Vision’, foi muito importante participar da iniciativa representando seu município e sua escola.

O projeto ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’ levou o terceiro lugar na categoria Vencedores Nacionais | Foto: Luis Madaleno |
Com presença em 68 países e quase 3 milhões de participantes mobilizados globalmente, o Solve for Tomorrow se consolida como uma das principais iniciativas de educação STEM voltada ao ensino público na América Latina, contribuindo para a equidade de oportunidades e a formação de jovens protagonistas no desenvolvimento de soluções para suas comunidades.
Com coordenação geral do Cenpec, o programa está com as inscrições para a 12ª edição abertas até amanhã, 16 de julho. Para se inscrever e saber mais detalhes, clique aqui.
1Link