One Pager: como as empresas brasileiras estão usando a IA do Google Cloud para inovar

Com o Gemini, Jusbrasil está transformando a rotina de trabalho do setor jurídico
brasileiro

Com 30 milhões de usuários por mês em seu site, o Jusbrasil anunciou neste ano o Jus IA,
assistente jurídico que através do Gemini oferece aos clientes da empresa – advogados, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e instituições públicas – respostas fundamentadas em todo o conhecimento armazenado e processado ao longo dos seus mais de 15 anos de existência. O Gemini propõe as respostas a partir da interpretação de processos, normas, decisões, anexos e jurisprudências, minimizando, assim, o risco de respostas incorretas.

Inicialmente, a IA generativa oferece aos profissionais do direito três habilidades: pesquisa
jurídica, criação de peças jurídicas e análise de referências. A adoção do Gemini por parte do Jusbrasil tem contribuído para que os seus clientes obtenham melhorias em suas rotinas de trabalho, como: otimizar fluxos de trabalho, reduzir o envolvimento humano em tarefas repetitivas, melhorar a qualidade dos conteúdos produzidos, tomar decisões de maneira mais ágil e assertiva, além de desenvolver argumentos jurídicos mais robustos.
Anteriormente ao uso do Gemini, o Jusbrasil já utilizava o Vertex AI, plataforma de desenvolvimento de IA do Google Cloud, para capturar e indexar grandes volumes de dados jurídicos na internet, o que foi fundamental para se tornar a maior base de informação jurídica do Brasil com mais de 1,2 bilhão de documentos.

Sírio-Libanês avança em inovação com o uso do Gemini no Google Workspace

O Sírio-Libanês deu mais um passo em direção à vanguarda tecnológica ao adotar o Gemini para o Google Workspace, disponibilizando a solução para seus mais de 10 mil colaboradores. A iniciativa está impulsionando a produtividade dos gestores em atividades administrativas, além de simplificar processos internos, trazendo ainda mais segurança e conformidade com a LGPD. Com essa adoção, o Sírio-Libanês reforça sua posição como referência em inovação no setor de saúde, mostrando como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para transformar a gestão e otimizar a experiência de colaboradores e pacientes.

Popularizar o uso internamente e aprimorar seus agentes: os planos do EBANX com o
Agentspace

Uma das razões que fez com que o EBANX adotasse o Agentspace é a possibilidade de estar
integrado a dados corporativos em aplicativos como Gmail, Agenda e Drive, além de oferecer integrações com Slack, Salesforce, Service Now e SAP. Apesar de os principais impactos no negócio e na produtividade interna ainda estarem em desenvolvimento, a empresa já observa avanços significativos, como o fato da equipe de engenharia ter criado agentes que acessam diretamente os dados de pagamento do data lake do EBANX no Google Cloud.

Um desses agentes é o Sirius que consegue responder a perguntas complexas, como qual foi o volume total de pagamentos processados no mês anterior. Ele também pode aprofundar a análise, comparando meses ou gerando gráficos de evolução, permitindo entender rapidamente anomalias e tomar decisões mais ágeis, impactando positivamente na eficiência e no core business da empresa.Para o futuro, o EBANX pretende popularizar o Agentspace com uso do chat Gemini integrado e agentes para o back office e, para isso, já treinou quase 300 pessoas. O EBANX também tem aprimorado agentes como o Sirius visando o cruzamento de dados de pagamentos com o Salesforce. Assim, as equipes comerciais da empresa encontrarão ainda mais oportunidades de upgrade, com atuação precisa e boa relação com os clientes.

Com Agentspace, Rede Américas acelera a análise de contratos junto aos planos de saúde

A Rede Américas, que conta com uma base de 25 hospitais e 400 operadoras de planos de saúde em todo o Brasil, foi uma das primeiras empresas na América Latina a adotar o Agentspace, que tem sido usado em duas frentes: i) Comparação de documentos para reajustes contratuais; ii) Extração de Informações Estratégicas a partir dos contratos. Na primeira, o AgentSpace compara versões de contratos em formato PDF e identifica cláusulas modificadas. O desafio era o processo manual e demorado de análise de documentos, que levava cerca de 6 horas por contrato. Com o Agentspace, a Rede Américas estima uma redução de 80% no esforço manual e alta efetividade na identificação das alterações. Na segunda frente, a solução auxilia os analistas da Rede Américas a localizar informações relevantes em grandes volumes de contratos, como cláusulas de cobertura e reembolso. O problema era o alto volume de documentos e a demanda distribuída, que consumia cerca de 112 horas totais. O Agentspace busca automaticamente nos arquivos, retornando respostas com contexto e justificativa, visando uma redução de 80% no esforço manual.

Vibra capacita colaboradores com Agentspace para impulsionar uso de IA

A Vibra Energia está utilizando o Agentspace como parte de um plano de letramento em IA para seus mais de 4 mil colaboradores. A empresa realizou workshops com a alta liderança e agora está expandindo a capacitação para todos os níveis, visando desenvolver agentes customizados e habilitar as áreas de negócio a criarem seus próprios agentes de IA. O Agentspace, juntamente com o NotebookLM, são ferramentas chave nesse processo, capacitando a força de trabalho para a nova era da IA na organização.

Com Agentspace, Sami impulsiona eficiência operacional

A Sami tem revolucionado suas rotinas operacionais e otimizado a gestão de tempo de seus colaboradores por meio do uso estratégico do Agentspace, integrado ao Google Workspace. Entre os casos de uso de destaque, o Agentspace automatizou a conferência de folhas de frequência para a Terapia ABA, reduzindo o tempo de análise de 1 a 2 horas para menos de 15 minutos e permitindo o controle entre autorização e número de terapias efetivamente realizadas. Na área de Revenue, a Sami criou a ferramenta “Liberador de Dindin”, otimizando o cálculo de pagamentos a corretores e transformando um processo que levava 2 horas para apenas 30 minutos, por semana. Além disso, o Agentspace ajudou a Sami a criar o “Agente de Conferência de Exames” que diminuiu o tempo de análise de guias médicas de 30 minutos para apenas 3 minutos, garantindo maior agilidade e precisão na identificação de divergências em pedidos.

Com Agentspace, Grupo Marista reduz processo de contestação de glosas de planos
de saúde de semanas para minutos

O Grupo Marista está implementando o Agentspace, do Google Cloud, com o objetivo de otimizar seus processos internos e fomentar o uso de inteligência artificial em diversas áreas. Um exemplo de como a plataforma já está sendo usada é a gestão de glosas de planos de saúde no Hospital São Marcelino Champagnat, pertencente ao Grupo. Antes, o processo de contestação de uma glosa poderia levar de uma a duas semanas. Com a inteligência artificial, que interpreta as glosas, identifica divergências e automatiza o envio de respostas e solicitações a médicos, o tempo foi reduzido para poucas horas, trazendo ganhos qualitativos e financeiros.

O Grupo Marista implementou o Agentspace para otimizar processos e ampliar o uso da IA.
No Hospital São Marcelino Champagnat, a gestão de glosas foi reduzida de semanas para
horas, gerando ganhos qualitativos e financeiros.

Além disso, o Grupo Marista, que conta com cerca de 7 mil funcionários, planeja estender o uso do Agentspace para todas as áreas, incluindo finanças, recursos humanos, CRM, marketing e comercial. A editora FTD Educação, que também integra o grupo, estuda usar o Agentspace nos seus processos editoriais, educacionais e nas áreas administrativas. Para impulsionar a adoção interna da IA, o Grupo Marista lançará projetos de adoção da ferramenta para todos os tipos de público, promovendo o desenvolvimento de projetos internos utilizando o Agentspace. A iniciativa incluirá um “mutirão da IA”, onde times e equipes do Google Cloud auxiliarão os colaboradores a encontrar soluções para seus problemas utilizando a inteligência artificial.

Impulsionando a inovação de grandes empresas brasileiras através de IA e Dados

A Globo tem incorporado a Inteligência Artificial de forma estratégica em suas operações, colocando à disposição dos seus talentos os benefícios e inovações que a tecnologia proporciona. Desde 2021, a Globo mantém uma parceria com o Google Cloud, que tem sido um aliado fundamental nessa jornada de transformação digital, inicialmente com a migração para a nuvem e, mais recentemente, com a adoção de soluções avançadas de IA que agregam valor aos produtos, processos e à experiência do consumidor.

Hoje, a Globo já conta com aplicações concretas de IA em áreas como criação de conteúdo, personalização, análise de dados e otimização de fluxos. Entre os destaques:
● Produção de conteúdo: uso de IA generativa na reconstrução de imagens históricas, como na novela Êta Mundo Melhor.
● Podcast “Resumo do dIA ge”: conteúdo esportivo diário com narração e resumo feitos por IA, a partir da curadoria dos jornalistas.
● RecAI: ferramenta de recomendação de conteúdo no Globoplay que torna as sugestões da plataforma mais personalizadas e precisas.
● BBB: implementação da câmera ‘Segue o líder’, que utilizou IA para acompanhar automaticamente todos os passos do líder da semana. Por meio de fotos e vídeos dos participantes, o algoritmo foi treinado para reconhecimento facial. A cada 0,5 seg, as melhores imagens do líder eram selecionadas com agilidade para a edição.

Como o Google Cloud está ajudando a Dasa a revolucionar a saúde com Dados

Em sua jornada de modernização que se iniciou em 2023 a partir de uma parceria estratégica de coinovação estabelecida com o Google Cloud, a Dasa tem atuado para tornar o setor de saúde brasileiro mais digital, personalizado, conveniente e centrado nas pessoas. Como resultado até aqui, a empresa de medicina diagnóstica conseguiu evitar um custo anual de R$ 6,4 milhões, obtido através da migração para o Google Cloud, o que incluiu 1,74 milhão de estudos e 687,7 milhões de imagens, totalizando um volume de dados de 214.8 TB. Tal desempenho foi possível, pois a parceria permitiu à Dasa centralizar o seu vasto acervo histórico de imagens médicas, eliminar silos e ineficiências, além de impulsionar o futuro da medicina diagnóstica na companhia.

Dessa forma, a Dasa eliminou a duplicação de imagens e ampliou a eficiência em infraestrutura, além de criar um repositório unificado. Agora, os médicos podem acessar o histórico completo de imagens do paciente e todas as imagens e exames em um único lugar, não apenas acelerando ainda mais os diagnósticos, como aprimorando a experiência do cliente com um cuidado mais rápido, eficiente e personalizado. Além disso, a Dasa tem usado as imagens para treinar seus modelos de IA, acelerando a pesquisa clínica e o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos. A parceria é fundamental para a Dasa consolidar sua posição como líder em inovação no setor de saúde e expandir o projeto nacionalmente.

Centauro otimiza marketplace com soluções de IA do Google Cloud

O Grupo SBF, detentor da Centauro, rede de varejo de artigos esportivos;Fisia, distribuidora exclusiva da Nike no Brasil; e de outras ventures, está utilizando as soluções de IA do Google Cloud para facilitar ainda mais a interação com os consumidores no e-commerce da varejista esportiva. Com o auxílio do Gemini, a Centauro implementará a busca conversacional em seu e-commerce. Semelhante a um chatbot, os usuários, ao invés de colocarem apenas o nome do produto, poderão descrever a finalidade ou até mesmo o perfil de quem desfrutará da compra. Por exemplo, um pai ao procurar uma chuteira para o filho poderá inserir as seguintes informações: “tenho um filho de 6 anos que está começando a jogar futebol e gosta da cor verde. Quais modelos você recomendaria?” O objetivo é promover sugestões personalizadas e assertivas que satisfaçam os consumidores.

Com o Google Cloud, consumidores da Hering conseguem se ver no look a partir de
uma foto

A varejista de moda Hering, cliente do Google Cloud, é pioneira ao possibilitar que seus clientes experimentem virtualmente produtos da marca. Por meio da solução da nuvem do Google, Virtual Try-On, o consumidor, no site da Hering, após selecionar o look, consegue enviar uma foto e automaticamente o Virtual Try-On gera uma imagem da pessoa vestindo a roupa. O produto chamado de Provador Virtual já está disponível para toda a coleção de verão da marca, cerca de 1200 produtos.

O Virtual Try-On funciona com um simulador virtual de IA e auxilia os consumidores, com seus diferentes tipos de corpos, a se imaginarem já com os estilos e tendências em uma compra online. A tecnologia de ponta é a primeira do gênero nessa escala e funciona a partir de um novo modelo personalizado de geração de imagens para moda, que compreende o corpo humano e as nuances das roupas — como diferentes materiais se dobram, esticam e caem em diferentes tamanhos. Ele preserva essas sutilezas quando aplicado às poses em suas fotos. O resultado é uma experiência de provador que funciona com fotos.

Casas Bahia acelera inovação com IA do Google Cloud

Com mais de 10 mil vendedores apoiados, a Casas Bahia desenvolveu a Bah.IA, assistente virtual que utiliza o Vertex AI, plataforma de desenvolvimento de IA do Google Cloud, para sugerir produtos e abordagens personalizadas a cada cliente. Nos canais digitais, soluções em tecnologia reduziram o tempo de espera em até 50% e aceleraram a resolução de dúvidas em 30%. O projeto faz parte da estratégia do grupo para reforçar a operação omnicanal e otimizar desde a cadeia logística até o relacionamento com fornecedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *