
Um grupo de estudantes do Instituto Estadual do Maranhão, em São Luís (MA), está entre os finalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, o programa de Cidadania Corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem, por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), projetos inovadores que atendem a demandas reais de suas comunidades e da sociedade em geral.
Formada por um aluno e quatro alunas do 3º ano do ensino médio e técnico, o projeto BabaçuTech tem por objetivo auxiliar as mulheres, também conhecidas como quebradeiras de coco de babaçu, no processo de coletar, quebrar e processar o babaçu para criar produtos a serem comercializados, entre eles farinha e azeite. O projeto é composto por um forno solar de baixo custo, feito com materiais reciclados, para secar o mesocarpo – a parte fibrosa da casca do coco –, acelerando o processamento do material e, consequentemente, a comercialização dos produtos desenvolvidos a partir dele.
“A versão atual do protótipo é feita com caixas de papelão e usamos a própria casca como isolante térmico. O coco pode gerar vários produtos e os alunos querem tirar o máximo proveito disso, elevando a renda dessas famílias. Por isso, estamos trabalhando principalmente na secagem do mesocarpo e usamos o próprio sol a nosso favor, então não são necessários muitos recursos”, explica Felipe Borges Pereira, professor e orientador da equipe.
“O olhar para as necessidades e recursos locais é uma das habilidades que o Solve for Tomorrow busca desenvolver nos alunos participantes, e o BabaçuTech é um ótimo exemplo de como isso é possível. Junto a seu orientador, esses alunos observaram uma necessidade real da comunidade onde vivem e criaram uma solução acessível, que pode beneficiar as famílias maranhenses que dependem disso para viver. Estamos muito orgulhosos e contentes com a chegada dessa equipe à final da edição”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“O projeto BabaçuTech une o conhecimento técnico a um profundo olhar para a realidade. A equipe identificou não apenas um desafio tecnológico, mas uma oportunidade de fortalecer a economia local usando recursos acessíveis e promovendo sustentabilidade”, observa Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “É possível notar, no desenvolvimento do projeto, como a equipe expandiu seu repertório e sua capacidade para conectar a solução proposta ao impacto social que deseja gerar”.
Atualmente em etapa de mentorias, o grupo tem a oportunidade de refletir sobre o projeto como um todo. Segundo Felipe, esse olhar de quem conhece a metodologia de projetos e aplica o Design Thinking faz total diferença. “Projetos que exigem ‘mão na massa’ mudam a visão do aluno de que a escola é um lugar monótono, e eles descobrem que podem ser protagonistas e impactar suas comunidades. Eles estão mudando a realidade de onde vivem e sendo reconhecidos por isso. É muito gratificante e eleva o impacto educacional, pois eles inspiram novos projetos que começam a nascer”.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil. A lista completa dos finalistas está disponível clicando aqui.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
