Google ativa proteção antirroubo por padrão no Android no Brasil – Veja o que muda:

🛡️ Android mais seguro: Proteção contra roubo vira padrão no Brasil

O Google acabou de anunciar uma novidade gigante para a segurança dos usuários de Android no Brasil. Durante o evento “Só no Android”, realizado em São Paulo nesta quarta-feira (12), a empresa confirmou que o conjunto de recursos antirroubo do sistema operacional passará a ser ativado por padrão em novos dispositivos no país.

Basicamente, a partir de agora, ferramentas essenciais como o Bloqueio por Detecção de Roubo e o Bloqueio Remoto já virão ligadas de fábrica. Isso significa que, ao comprar um celular novo ou restaurar seu smartphone para as configurações de fábrica, você não precisa mais se preocupar em ativar essas camadas de segurança; elas já estarão funcionando para dificultar a vida dos criminosos.

E os resultados já aparecem: a Polícia Militar de São Paulo (PMESP), que adotou essas funções em meados deste ano, já utilizou o Bloqueio Remoto mais de 5 mil vezes para ajudar cidadãos que tiveram seus aparelhos roubados.

“Estamos comprometidos em manter os aparelhos e dados dos brasileiros seguros. O roubo de celular já é uma experiência estressante, e nosso foco está em construir uma defesa em várias camadas que ajude a proteger as pessoas antes, durante e depois de uma tentativa de roubo. E, para além da tecnologia, vamos continuar investindo em parcerias com autoridades locais para expandir cada vez mais o acesso às proteções do Android no Brasil”, comenta Fabrício Ferracioli, Gerente Técnico de Parcerias de Android no Google Brasil.


🤚 Foco no Combate a Golpes (Alô, Itaú!)

Outro anúncio importante foi um novo programa-piloto focado em golpes de compartilhamento de tela, feito em parceria com o Itaú. Sabe aquele golpe em que o criminoso te induz a compartilhar a tela durante uma ligação para roubar dados bancários? O Android vai dificultar isso.

Em aparelhos com Android 11 ou superior, se você estiver em uma chamada com alguém que não está nos seus contatos e tentar abrir um app de banco (começando pelo Itaú), o sistema exibirá um aviso destacado. Você terá um botão de um toque para encerrar a ligação e o compartilhamento de tela imediatamente, protegendo-se contra possíveis golpes.


🚀 O que vem por aí no Android 16

O Google também deu um spoiler do que veremos no Android 16 para blindar ainda mais os aparelhos, mesmo que o ladrão consiga sua senha de acesso.

  • Verificação de Identidade (Lugares de Confiança): Você poderá definir “lugares de confiança” (como casa e trabalho). Se alguém tentar acessar configurações sensíveis (mudar PIN, ver senhas salvas, desativar o Localizador) longe desses locais, o Android exigirá autenticação por biometria, mesmo que a senha principal tenha sido inserida.
  • Proteção de Restauração de Fábrica (FRP): O Google está fechando brechas que criminosos usavam para pular a Proteção contra Redefinição de Fábrica (FRP). Se um ladrão tentar pular a configuração inicial em um celular com esse recurso, o aparelho ficará automaticamente inutilizável, exigindo as credenciais originais do dono.
  • Bloqueio Remoto (Remote Lock): O processo ganhará uma nova pergunta de segurança opcional, para garantir que apenas o verdadeiro dono do aparelho possa iniciar o bloqueio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *