Conheça os Jovens Líderes do Generation17: a história de Rahaf Abu Mayyaleh

Rahaf Abu Mayyaleh é uma educadora de jovens jordaniana e membro do Generation17, parceria entre a Samsung e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que empodera jovens que estão contribuindo para os Objetivos Globais.

Desde 2020, a iniciativa tem apoiado Jovens Líderes em todo o mundo com tecnologia Samsung Galaxy, mentoria e oportunidades de networking para ampliar suas histórias e soluções.

Ao crescer, Rahaf viu como o treinamento em habilidades digitais estava fora do alcance dos jovens. Agora, ela está mudando essa realidade ao criar programas de educação tecnológica acessíveis para a próxima geração. Veja o vídeo completo no link: https://youtu.be/RAYlEcZV44o.

Rahaf Abu Mayyaleh sabe o que uma oportunidade, mesmo que única, pode fazer. Quando adolescente, ela teve a chance de fazer um curso de programação que mudou sua vida. Isso mostrou a ela o que é possível quando se tem acesso à educação tecnológica e à mentoria. “Foi realmente o primeiro curso que fiz em robótica”, diz Rahaf. “Aquela experiência foi um divisor de águas”.

O desemprego juvenil em seu país de origem é de quase 40%, de acordo com a ONU, e muitos jovens têm acesso limitado às habilidades digitais que poderiam levar a oportunidades profissionais. O campo da tecnologia pode parecer inacessível, reservado apenas para aqueles que têm recursos e conexões.

Rahaf partiu para dar aos jovens o que aquele curso de programação lhe deu: não apenas habilidades, mas confiança e um senso de possibilidade.

Capacitando jovens para “Inovar e Ir” (Innovate and Go)

Em 2017, aos 15 anos, Rahaf juntou-se a uma iniciativa com amigos para ensinar habilidades digitais a jovens que não tinham acesso a esse tipo de educação. Em 2023, isso se transformou na organização registrada IBTKRGO, que significa “Innovate and Go”.

Por meio de workshops, acampamentos de verão e mentoria individual alinhada aos Objetivos Globais da ONU para educação de qualidade (Objetivo 4) e trabalho decente (Objetivo 8), a IBTKRGO já treinou mais de 750 jovens. Mais de 30 workshops foram oferecidos gratuitamente para comunidades vulneráveis, incluindo refugiados.

Rahaf ministra um workshop em Amã, onde os alunos aprendem programação por meio de colaboração prática

Habilidades tecnológicas para a força de trabalho de amanhã

Rahaf projetou kits educacionais com embalagens recicláveis, nos quais os alunos aprendem programação, robótica e AI usando componentes eletrônicos que podem ser reaproveitados após o uso. “Estamos oferecendo a eles uma educação digital de qualidade, o que é muito importante para o mercado de trabalho de hoje e de amanhã”, diz Rahaf, que agora tem 23 anos.

Mas a tecnologia não é apenas o que Rahaf ensina; é como ela administra a IBTKRGO. A iniciativa permite que ela coordene workshops em toda a Jordânia, gerencie sua equipe de voluntários e documente seu trabalho para as redes sociais para aumentar a conscientização.

Durante as aulas, os alunos colocam a mão na massa com computadores e micro:bits — pequenos dispositivos programáveis projetados para aprender o básico de codificação — para desenvolver suas habilidades e construir robôs simples. A abordagem envolvente ajuda a tornar conceitos abstratos tangíveis, dando às crianças uma experiência precoce com a tecnologia que pode despertar a curiosidade e inspirá-las a aprender mais. “Com tantos jovens lutando para encontrar trabalho, essas habilidades podem mudar vidas”, diz ela.

Um aluno visualiza módulos de programação micro:bit na tela

Participantes do workshop, junto com Rahaf, exibem criações recicladas, incluindo uma guitarra e um polvo feitos a partir dos componentes eletrônicos usados nas aulas

Transformando o aprendizado regional em impacto global

Olhando para o futuro, Rahaf espera transformar a IBTKRGO em “uma plataforma mundial” que ofereça mais serviços online e alcance além da Jordânia. “Meu sonho é expandir este trabalho por todo o Oriente Médio e além para mostrar que quando os jovens têm acesso à educação tecnológica e acreditam em si mesmos, eles se tornam a próxima geração de líderes e transformadores”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *