Google lança plataforma de audiolivros com narração automática no Brasil

O Google anunciou há alguns dias a chegada de uma nova ferramenta disponível no Google Play Livros, o audiolivro com narração automática. A tecnologia, baseada em inteligência artificial, permite gerar a narração de um livro digital de forma automática, simplificando o processo e diminuindo o custo de produção. A ferramenta, ainda em fase de testes, permite uma série de configurações aos editores para oferecer a melhor experiência de audiolivro para os consumidores. Além disso, a tecnologia impulsionará o acesso a mais histórias por pessoas com deficiência visual. Com a nova ferramenta, as editoras poderão aumentar a produção e distribuição de audiolivros praticamente sem custo adicional em até cinco idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês e português do Brasil.

“Nossos times de pesquisa avançaram de forma incrível com essa tecnologia que hoje possibilita uma narração com som natural, muito similar a um narrador humano, o que é essencial para manter o interesse na história que está sendo contada. Nossa ferramenta, que ainda está na fase de testes, é super completa e permite uma série de configurações aos editores para fornecer a melhor experiência de audiolivro para os consumidores”, afirma Ricardo Wright, Gerente de Parcerias de Notícias e Publicações do Google. 

A exemplo, ouvintes já podem acessar alguns títulos clássicos de forma gratuita, como:  Esaú e Jacó (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio de Azevedo), O Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós) e Viagem ao Centro da Terra (Júlio Verne). 

Por meio da ferramenta, é possível personalizar a narrativa para melhor adequação ao formato de áudio, adicionar narradores para personagens específicos e editar a pronúncia. São 50 opções de narradores disponíveis em todo o mundo, e 3 para o Brasil, incluindo variedade de gênero e sotaques.

“O lançamento da Produção de Audiolivro com Narração Automática é uma das notícias mais importantes e alvissareiras para o embrionário setor de audiolivro no Brasil. Com foco em títulos e conteúdos de não-ficção torna-se possível, agora, a construção de um catálogo de audiolivros com muito mais agilidade e com custo ínfimo. Com o objetivo de cooperar no desenvolvimento desse mercado, Google Play Books e Bookwire alinham-se na aplicação dessa tecnologia no mercado editorial, a fim de potencializar os resultados de títulos de backlist das editoras brasileiras, hoje sendo subaproveitados como geradores de receita”, afirma Marcelo Gioia da Bookwire Brasil. 

Lançada em 2022 para editores, a ferramenta está disponível em 21 países pelo mundo, incluindo Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina e agora também no Brasil. Para tornar os livros digitais em áudio books, os editores precisam deter os direitos autorais da obra e seguir o passo-a-passo disponível na Google Play Livros. Durante a fase beta do programa, o serviço não será taxado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *