O projeto Caminho Delas, da TIM, permite às mulheres consultarem rotas seguras em cidades de todo o Brasil e se conectarem a canais de enfrentamento a violência em 158 lojas próprias da empresa. Após um mês em operação, já são mais de 460 mil downloads da funcionalidade, presente no aplicativo Mulheres Positivas e disponível para os sistemas iOS e Android. O acesso é gratuito.
O Caminho Delas marca o compromisso da TIM com temas como equidade de gênero e combate à violência contra a mulher. Mais de 2 mil pessoas na equipe de vendas foram treinadas pela consultoria Livre de Assédio para oferecer assistência nas unidades da companhia. Elas são capazes de atender às mulheres que procuraram suporte nas lojas em casos de assédio, violência física e outras situações de risco, disponibilizando um smartphone e uma cartilha com informações e contatos de apoio.
“Para nós, a equidade de gênero é prioridade. E esse desafio passa pelo enfrentamento aos diferentes tipos de violência contra a mulher. Por acreditarmos nisso, nossas lojas são locais seguros para as mulheres se conectarem com redes de apoio, caso se sintam inseguras ou estejam em situação de risco pelas ruas. Com a evolução do Caminho Delas e a parceria com o Mulheres Positivas, além de ampliarmos as rotas seguras para mulheres, também oferecemos suporte tecnológico e uma cartilha com informações essenciais. Agora, nosso desejo é que a TIM consiga inspirar outras empresas para mais iniciativas como essa”, diz Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
Feito em parceria com a plataforma Mulheres Positivas, projeto desenvolvido pela empresária Fabi Saad e apoiado pela operadora desde 2021, “o Caminho Delas foi concebido de modo que as mulheres tenham acesso, por meio de um geolocalizador, às lojas da TIM mais próximas tidas como “locais seguros”. Os dados são inseridos pelas próprias usuárias e as estatísticas são geradas a partir de uma modelagem de IA (inteligência artificial).
Em 6 meses de operação, 32% dos casos registrados no aplicativo são de furto, seguido por 20% de roubo, 18% de assédio moral, 16% de assédio sexual, 8% de perseguição, 4% de feminicídio e 2% de estupro. “Esse mapeamento reforça com o abastecimento de informações pelas próprias mulheres e contribui para uma ferramenta mais eficiente na luta contra a violência de gênero, além de construir uma rota mais segura para as mulheres nas ruas do Brasil”, diz Fabi.
Como funciona o Caminho Delas
Para acessar a funcionalidade, basta fazer o download do aplicativo Mulheres Positivas. Clique no ícone Mais, localizado no canto inferior direito da tela, e acione o botão Caminho Delas no menu seguinte para ativar o geolocalizador. Para saber a rota mais segura, a usuária só precisa digitar o local de destino no campo de busca. Em caso de reportar um perigo, basta apertar e segurar no mapa. Dentro da funcionalidade, é possível também cadastrar contatos de emergência e sinalizar qualquer episódio.
Nas lojas da TIM, transformadas em pontos de apoio, às mulheres poderão solicitar e aguardar de forma segura o seu transporte, além de receber informações e se conectar a canais de combate à violência. Além disso, no aplicativo Mulheres Positivas, a usuária tem acesso a uma trilha exclusiva de cursos gratuitos criados sobre autonomia financeira.
“É importante destacar que a equidade de gênero não é uma causa somente das mulheres, mas de todos nós, inclusive também dos homens. No Mulheres Positivas, estamos comprometidos em promover um ambiente de trabalho inclusivo e seguro para todos, onde homens e mulheres possam prosperar igualmente”, explica Cenerli Alexandre, Head de Operações & Comercial da plataforma Mulheres Positivas.
O projeto Caminho Delas irá ganhar maior amplitude ao ser replicado em grandes eventos patrocinados pela operadora, como o TIM Music Rio e o Rock in Rio. A expansão visa proporcionar pontos de apoio seguros para mulheres durante esses eventos de grande porte. Além disso, a TIM está comprometida em fortalecer sua agenda de gênero ao longo de 2024, com foco não apenas no combate à violência, mas também na promoção do protagonismo feminino, empregabilidade e bem-estar.
Entre as medidas planejadas estão novas parcerias com agentes externos, melhorias nos benefícios oferecidos aos colaboradores, realização de rodas de conversa e o lançamento de programas de desenvolvimento de carreiras, incluindo um programa específico para colaboradoras que retornam de licença-maternidade. Todas essas ações serão orientadas pelo Manifesto de Gênero da TIM, lançado em 2023 com a participação da cantora IZA como embaixadora da marca. Esse manifesto reforça o compromisso da empresa com a equidade de gênero no mercado de trabalho e a luta contra qualquer forma de preconceito e violência contra a mulher.
Sobre Mulheres Positivas
O Mulheres Positivas é uma plataforma que visa o desenvolvimento pessoal e profissional da mulher através de produtos e serviços digitais. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente (App Store + Google Play), também está disponível para usuários da Colômbia e do México (Mujeres Positivas através da TelCel, Claro Colômbia e AT&T), na Italia como WomenPlus e em Dubai como WomenChoiceAI. Nos EUA, o projeto funciona por meio de encontros de negócios e prêmios com altas lideranças. O app Mulheres Positivas no Brasil oferece conteúdos e cursos gratuitos, atendimento psicológico, clube de benefícios, mentoria para mulheres além de funcionalidades que visam maior segurança, como WhatsApp gratuito para apoio à mulher e mapa colaborativo de segurança (Caminho Delas).