Seguindo a missão de incorporar a Inteligência Artificial generativa em seus produtos, o Google Cloud fez anúncios significativos no Google Cloud Next ‘24 – evento que reuniu a maior comunidade global de nuvem em Las Vegas, nos Estados Unidos – para impulsionar a inovação e o avanço tecnológico de clientes, desenvolvedores, parceiros e colaboradores. Abaixo, apresentamos um resumo dos anúncios mais importantes do Google Cloud ligados á IA generativa.
1 – Gemini 1.5 Pro capaz de processar arquivos de vídeo com áudio
O Google Cloud anunciou a capacidade do Gemini 1.5 Pro de processar arquivos de áudio, incluindo vídeos com áudio. Integrado na plataforma Vertex AI na versão preview, o Gemini 1.5 Pro passa a contar com dois tamanhos de janelas de contexto: 128K e 1 milhão de tokens. Com isso, os clientes poderão processar grandes quantidades de informações em um único fluxo, incluindo 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, bases de código com mais de 30.000 linhas ou mais de 700.000 palavras.
A Vertex AI é uma plataforma de machine learning (ML) que permite treinar e implantar modelos de ML e aplicativos de IA, além de personalizar grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) para uso em aplicativos com tecnologia de IA. A Vertex AI combina fluxos de trabalho de engenharia de dados, ciência de dados e engenharia de ML, permitindo que as equipes colaborem e escalonem seus aplicativos usando os benefícios do Google Cloud.
2- Imagen 2 agora gera gifs e traz funcionalidades como inpainting e outpainting
Mais avançada tecnologia de conversão de texto em imagem do Google Cloud, o Imagen 2 oferece uma grande variedade de recursos para ajudar as empresas a criar imagens que atendam aos requisitos específicos de sua marca. Um novo recurso de transformação de texto em imagem permite que as equipes de marketing e criação gerem imagens animadas, como gifs, equipadas com filtros de segurança e marcas d’água digitais. Além disso, também foi anunciada a disponibilidade geral de recursos avançados de edição de fotos, incluindo funcionalidades de inpainting e outpainting.
Dado o design focado deste modelo para aplicações empresariais, ele é adequado para temas como natureza, imagens de alimentos e animais, podendo gerar uma variedade de ângulos e movimentos de câmera, ao mesmo tempo que oferece consistência em toda a sequência.
3- Gemini 1.5 Pro no Gemini Code Assist
O Gemini Code Assist – evolução do Duet AI para desenvolvedores – é uma solução de assistência de código de IA com foco em uso dentro das organizações. Em preview, a atualização do Gemini 1.5 Pro no Gemini Code Assist traz uma enorme janela de contexto, revolucionando a codificação até mesmo para projetos maiores. O Gemini Code Assist oferece assistência com tecnologia de IA para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos com maior velocidade e qualidade, e agora oferece sugestões de código ainda mais precisas, insights mais profundos e fluxos de trabalho simplificados.
Construído com recursos empresariais robustos, ele permite que as organizações adotem assistência de IA em grande escala, atendendo, ao mesmo tempo, aos requisitos de segurança, privacidade e conformidade.
4 – Chegada de novos chips
Após lançar o seu hipercomputador de IA, o Google Cloud anunciou a chegada dos chips A3 mega, NVIDIA HGX B200 e NVIDIA GB200 NVL72, que suportam cargas de trabalho mais exigentes, assim como opções de armazenamento otimizadas para IA e a disponibilidade geral do TPU v5p, o acelerador de IA do Google Cloud mais poderoso, escalável e flexível para treinamento e inferência, com 4x mais poder de computação por módulo em comparação com a sua geração anterior.
5- Google Axion
Google Axion é primeira CPU personalizada baseada em ArmⓇ do Google Cloud projetada para o data center, e oferece desempenho até 50% melhor e eficiência energética até 60% superior do que instâncias comparáveis baseadas em x86 da geração atual. Além disso, o desempenho é até 30% melhor do que as instâncias baseadas em Arm de uso geral mais rápidas disponíveis na nuvem, atualmente.
Construídos usando a CPU Arm Neoverse™ V2, os processadores Axion oferecem saltos gigantescos no desempenho para cargas de trabalho de uso geral, como servidores web e de aplicativos, microsserviços usando o serviço de contêiner gerenciado, bancos de dados de código aberto, caches na memória, mecanismos de análise de dados, processamento de mídia, processamento de mídia baseado em CPU, além de treinamento e inferência de IA.
6- Mais modelos na Vertex AI
A Vertex AI, plataforma empresarial de IA do Google Cloud, tem estrutura de ponta e é a única plataforma unificada que permite aos clientes descobrir, personalizar, aumentar, implantar e gerenciar modelos de IA generativa. Ela oferece mais de 130 modelos, incluindo as versões mais recentes do Gemini, modelos parceiros como Claude 3 e os abertos e populares: Gemma, Llama 2 e Mistral.
7- Gemini em operações de segurança
O Gemini se junta ao portfólio de segurança do Google Cloud para entregar resultados mais robustos e permitir que todas as organizações incluam o Google em sua equipe de segurança. Um novo recurso de investigação assistida, disponível no final deste mês, converte linguagem natural, resume dados de eventos, recomenda ações a serem tomadas e orienta os usuários pela plataforma por meio de bate-papo conversacional.
8- BigQuery data canva
O BigQuery data canva torna a análise de dados mais rápida e fácil com uma experiência unificada e baseada em linguagem natural que centraliza a descoberta, a preparação, a consulta e a visualização de dados simula um notebook com linguagem natural e visualizações integradas, disponível em versão preview.
9- Code Gemma na Vertex AI
Gemma é uma família de modelos abertos e de última geração, construída com a mesma pesquisa e tecnologia usada para criar os modelos Gemini. Uma nova versão aprimorada do Gemma projetada para casos de uso de codificação, como geração e assistência de código, Code Gemma, já está disponível na Vertex AI.
10 – Destaques do Brasil
Importantes novidades e inovações dos clientes do Google Cloud também foram destaque no Next ’24, e o Brasil teve importante representação através dos cases de Dasa, Magalu e o O Boticário:
- BV: Com o desafio de implementar uma cultura FinOps que visa para fomentar a responsabilidade financeira na organização. o BV tem se apoiado no Google Cloud para obter uma economia de custos de 30% na gestão de reservas de recursos e modelos de precificação; maior transparência das informações e melhor visibilidade financeira dos custos com a nuvem através de dashboards gerenciais.
- Casas Bahia: A fim de otimizar as buscas e recomendações de produtos por meio da IA nos aplicativos móveis das marcas de e-commerce Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, o Grupo Casas Bahia adotou a IA do Google Cloud e atingiu um aumento de 28% na eficácia de seus aplicativos móveis.
- Sami: Está usando a nossa IA generativa para resumir os atendimentos em seu chat em um único documento, atingindo uma taxa de aprovação de 81% desses conteúdos sem nenhuma necessidade de edição. Como resultado, os coordenadores de cuidado passaram a ter 700 horas poupadas todo mês e, consequentemente, passaram a ter mais riqueza de detalhes sobre cada paciente, e solidez nas informações recebidas pelos médicos.
Para saber mais sobre esses anúncios, acesse aqui.