Em parceria, a Intel, Amcham e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizam o primeiro “Hackathon Brasileiro de Inteligência Artificial (IA)”. O Hackathon contará com participação de profissionais de startups que se concentrarão no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA) para o combate à fome e aos efeitos negativos das mudanças climáticas, indo ao encontro dos temas prioritários da presidência brasileira do G20 – grupo formado pelas maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia.
O hackathon acontecerá entre os dias 17 e 18 de julho e as inscrições podem ser realizadas até 28 de junho. A divulgação das 20 startups selecionadas para participação efetiva no hackathon será no dia 1º de julho. Para participar, é preciso ser empresas ou startups em estágio inicial, operando no mercado brasileiro com técnicos e/ou engenheiros capazes de executar tarefas de programação em IA.
Para a Presidente da Intel Brasil, Claudia Muchaluat, essa é uma oportunidade de demonstrar o comprometimento da Intel com o país. “Na Intel, trabalhamos em conjunto com empresas, governos, universidades e diversos parceiros para democratizarmos a IA – que pode ser aplicada em diferentes situações para melhorar a vida de todas as pessoas. Com o Hackathon, queremos incentivar o uso dessa tecnologia para enfrentarmos os principais desafios do mundo, como o combate à fome e às mudanças climáticas.”, afirma Claudia.
O evento será em formato híbrido e irá propor dois desafios.
- Desafio 1: Desafio da IA no Combate à Pobreza – visa identificar soluções que possam produzir resultados utilizando as capacidades da IA e inspirar mais esforços na expansão da mobilidade ascendente a partir da pobreza.
- Desafio 2: IA Clima Hackathon – procura encontrar soluções para algumas das questões climáticas mais prementes utilizando as capacidades da IA.
Ao final do Hackathon, serão anunciadas as três melhores soluções e as startups brasileiras selecionadas serão convidadas a participar do programa global Intel® Liftoff para startups de IA. O anúncio das vencedoras será no dia 19 de julho. Para se inscrever, basta acessar o site: https://arena.amcham.com.br/chamadas-publicas/hackathon-intel/.
“Há anos trabalhamos pelo desenvolvimento do ecossistema brasileiro de inovação, e identificamos em 2023 que as startups estão evoluindo do modelo serviços online escaláveis para ampliar sua capacidade de criação de tecnologias com uso mais profundo de ciência. Com esse programa queremos ajudar as startups brasileiras a darem um salto conectando inteligência artificial e a solução de problemas socioambientais fundamentais para a construção de um futuro melhor para todos”, afirma Marcelo Rodrigues, Diretor Executivo de Inovação e Novos Negócios da Amcham.
Até novembro de 2024, o Brasil mantém a presidência do G20, um dos principais fóruns de cooperação econômica internacional. Ao longo do mandato, o país tem organizado mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais, que vão culminar na Cúpula de Chefes de Governo e de Estado, a ser realizada no Rio de Janeiro, de 18 a 19 de novembro de 2024.