Impulsionando a próxima onda de inovação em Inteligência Artificial, a Western Digital (NASDAQ: WDC) apresentou hoje um framework de ciclo de dados de IA com o objetivo de ajudar clientes a aproveitar ao máximo o potencial da IA. São seis etapas que ajudam a definir a combinação ideal de armazenamento para cargas de trabalho de IA em escala. Este framework apoiará clientes no planejamento e no desenvolvimento de infraestruturas avançadas de armazenamento para maximizar seus investimentos em IA, melhorar a eficiência e reduzir o custo total da posse (TCO) de seus fluxos de trabalho.
Os modelos de IA operam em um ciclo contínuo de consumo e geração de dados – processando texto, imagens, áudio e vídeo, entre outros tipos de dados, ao mesmo tempo que produzem novos dados únicos. À medida que as tecnologias de IA se tornam mais complexas, os sistemas de armazenamento de dados precisam oferecer capacidade e desempenho para suportar as cargas computacionais e velocidades necessárias para processar modelos pesados e sofisticados enquanto gerenciam volumes imensos de dados. Pensando nisso, a Western Digital adaptou estrategicamente seu portfólio de produtos e tecnologias de Flash e HDD aos requisitos de armazenamento de cada etapa deste ciclo. Hoje, a empresa apresentou um novo SSD PCIe® Gen5 de alto desempenho, topo de linha, para suportar treinamento e inferência de IA; um SSD de alta capacidade de 64TB1 para data lakes de IA rápidos; e o HDD ePMR de maior capacidade do mundo, UltraSMR 32TB1, para armazenamento econômico em escala.
Assista: Vídeo do Ciclo de Dados de IA
“Não há dúvidas de que a IA generativa é a próxima tecnologia transformadora e o armazenamento é um fator importante para isso. As implicações para esta indústria serão significativas, pois o armazenamento e o acesso aos dados influenciam a velocidade, a eficiência e a precisão dos modelos de IA, especialmente à medida que conjuntos de dados maiores e de maior qualidade se tornam mais comuns”, afirma Ed Burns, diretor de pesquisa da IDC. “Como líder em Flash e HDD, a Western Digital tem a oportunidade de se beneficiar nesse crescente cenário de IA com sua forte posição no mercado e amplo portfólio, que atende a várias necessidades dentro das diferentes etapas do ciclo de dados de IA”.
“Os dados são o combustível da IA. Conforme ela é integrada em praticamente todos os setores da indústria, o armazenamento virou um componente cada vez mais importante e dinâmico do stack de tecnologia de IA”, comentou Rob Soderbery, vice-presidente executivo e gerente geral da Unidade de Negócios de Flash da Western Digital. “O novo framework do Ciclo de Dados de IA vai ajudar nossos clientes na construção de uma infraestrutura de armazenamento que impacta positivamente o desempenho, a escalabilidade e a implantação de aplicativos de IA, reforçando o compromisso da Western Digital em oferecer valor incomparável aos nossos clientes”.
Conjunto crescente de soluções de armazenamento corporativas
O novo SSD Ultrastar DC SN861 é a primeira solução corporativa PCIe Gen 5.0 da Western Digital com velocidades de leitura aleatória e eficiência energética projetadas para cargas de trabalho de IA. Com capacidades de até 16TB, o SSD oferece até três vezes mais desempenho de leitura aleatória em comparação com a geração anterior, oferecendo baixa latência e incrível capacidade de resposta para treinamento de modelagem de linguagem de grande escala (LLM), inferência e implantação de serviços de IA. Além disso, seu fator de baixa potência oferece maior IOPS/Watt, reduzindo o TCO geral. A largura de banda aumentada do PCIe Gen5 atende às crescentes necessidades do mercado de IA por computação acelerada de alta velocidade combinada com baixa latência. Construído para ambientes de missão crítica, o Ultrastar DC SN861 oferece um conjunto de recursos, incluindo suporte NVMe® 2.0 e OCP 2.0, 1 e 3 DWPD, e uma garantia limitada de 5 anos2. O Ultrastar DC SN861 E1.S já está em amostragem. O U.2 começará a ser amostrado este mês e começará a ser vendido em breve. Mais detalhes sobre os fatores de forma E1.S e E3.S serão divulgados ainda este ano.
Complementando o Ultrastar DC SN861, chega ao mercado também a gama expandida de SSDs empresariais Ultrastar DC SN655, projetada para aplicações que fazem uso intensivo de armazenamento. As novas opções para o SSD U.3 alcançarão até 64TB, proporcionando maior desempenho e capacidade para preparação de dados de IA e data lakes maiores e mais rápidos. Essas novas variantes do DC SN655 já estão em amostragem. Mais detalhes sobre as unidades serão divulgados ainda este ano, quando começam as vendas.
A Western Digital também está agora amostrando o HDD de maior capacidade da indústria, o HDD corporativo ePMR de 32TB para clientes selecionados. Projetado para armazenamento massivo de dados em data centers de nuvem hiperescaláveis e empresariais, o novo HDD Ultrastar DC HC690 UltraSMR de alta capacidade terá um papel vital nos fluxos de trabalho de IA, nos quais armazenamento de dados em larga escala e baixo TCO são essenciais. Usando designs de gerações de produtos bem-sucedidos, a nova unidade de 32TB oferece capacidade inigualável com qualificação e integração perfeitas para implantação rápida com confiabilidade. Mais detalhes sobre a unidade estarão disponíveis no final do próximo trimestre.
“Cada etapa do ciclo de dados de IA é única, com diferentes requisitos de infraestrutura e computação. Ao entender a interação dinâmica entre IA e armazenamento de dados, a Western Digital está oferecendo soluções que não apenas oferecem maiores capacidades, mas também são projetadas para suportar o máximo desempenho das cargas de trabalho de IA de próxima geração”, complementou Soderbery. “Com nosso portfólio crescente, planejamento de longo prazo e inovação constante, nosso objetivo é ajudar os clientes a desbloquear as capacidades transformadoras da IA”.
Para mais informações sobre o Ciclo de Dados de IA e o portfólio de armazenamento de IA da Western Digital, visite: Armazenamento de Dados para IA.