
A Opera, empresa norueguesa de navegadores, atualizou nesta segunda-feira (28) seu principal navegador para Android com um conjunto de recursos que buscam melhorar a interação dos usuários com o software e aprofundar a exploração do mundo visual ao redor.
A IA nativa do Opera, Aria, agora está disponível sem a necessidade de criar uma conta. Além disso, recebeu a capacidade de compreender imagens, o que a permite entender e explicar o contexto delas.
Outras novidades da nova versão do navegador incluem compartilhamento de QR code, a possibilidade de importar senhas do Chrome e novos temas baseados no Opera One.
Compreensão de Imagens com IA aprimorada
A Compreensão de Imagens é uma ferramenta de inteligência artificial que ajuda os usuários a entender contextos de fotografias, resolver problemas e muito mais. Para usar esse recurso, os internautas podem enviar fotos ou tirá-las diretamente com a Aria em seus celulares. Por exemplo, ao passear por um dos parques de São Paulo, a pessoa pode fazer um retrato de uma árvore e perguntar qual sua espécie e, assim, aprender tudo sobre ela. A ferramenta também pode criar imagens com o Imagen 3, do Google.
Vale ressaltar, inclusive, que a Opera tornou a Aria acessível sem a necessidade de login, permitindo desenvolver até cinco imagens de forma gratuita.
Além dessa função, a IA nativa inclui busca por voz, resumo de páginas da web e o recurso “Pergunte a Aria”, no qual os usuários podem destacar qualquer texto na internet e a inteligência artificial irá explicá-lo.
Em uma nova pesquisa com usuários do navegador, 62%* dos entrevistados indicaram que provavelmente usariam a Compreensão de Imagens para fins educacionais, enquanto 52% disseram que usariam ao viajar ou explorar novos lugares.
“Estamos comprometidos em integrar novos recursos de IA que sejam práticos para nossos usuários. Com a compreensão de imagens, adicionamos um recurso que nossos usuários claramente estão animados para testar em vários contextos. Esse recurso não é apenas útil, mas também divertido,” disse Stefan Stjernelund, VP de Produto da Opera para Android. “A ferramenta ajuda os usuários a entender visualmente o mundo ao redor e obter respostas rápidas para vários tipos de perguntas em movimento”, completou.
Além da IA

A versão 85 do Opera para Android inclui vários novos recursos que simplificam ainda mais a experiência de navegação. O compartilhamento de QR code permite gerar um código QR para qualquer página visitada. Amigos ou colegas próximos podem acessá-la imediatamente ao escanear o código. Esse recurso é especialmente útil quando pessoas em diferentes plataformas, como iOS e Android, estão juntas, tornando-o uma solução multiplataforma que aumenta a acessibilidade e conveniência.
A companhia também facilitou a migração para seu software ao permitir que usuários do Chrome importem senhas facilmente. Isso complementa a capacidade já existente de importar favoritos do Chrome, o que resolve os principais obstáculos ao trocar de navegador. Além disso, agora é possível armazenar senhas no navegador Opera e preenchê-las automaticamente em outros aplicativos Android.
Por fim, o Opera para Android também introduz novos papéis de parede no estilo do Opera One, com cores de temas personalizáveis. Dessa maneira, a empresa garante que os internautas móveis possam aproveitar o visual do software recém-lançado para desktop.
*A pesquisa foi conduzida pela Opera entre 1 e 10 de outubro de 2024, via SurveyMonkey. A população-alvo foi de usuários do Opera para Android nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Índia, com 1.300 respondentes no total.