
O Solve for Tomorrow Brasil1, programa de Cidadania Corporativa da Samsung, lançou nesta segunda-feira (29) mais um episódio da série ‘Vozes do Amanhã’. A iniciativa visa relembrar as histórias de estudantes que se destacaram na edição de 2024 do programa e, neste quarto episódio, é apresentado o projeto ‘InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia’, desenvolvido por alunas de São Carlos (SP).
Nesse novo vídeo, a aluna Rebeca de Oliveira fala sobre a origem do grupo InfoLadies, que é 100% formado por meninas da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha. Ela também compartilha a jornada do grupo na criação do projeto que reflete sustentabilidade e nanotecnologia para benefício da comunidade. “Persistência feminina é a chave para o sucesso”, é a frase escolhida pela aluna para resumir o projeto.
Também no novo episódio, a professora e orientadora do grupo, Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, comenta sobre as diversas possibilidades de uso da tinta desenvolvida pelas estudantes.
Veja o quarto episódio completo da série “Vozes do Amanhã” clicando aqui.
Mais detalhes sobre o projeto “InfoLadies”
Desenvolvido por um grupo de cinco alunas, o protótipo nasceu como alternativa de reaproveitamento de materiais descartáveis, como o isopor, beneficiando a população de baixa renda ao substituir a energia elétrica pela energia solar.
O protótipo, desenvolvido sob orientação da professora Bárbara, foi composto por uma placa de vidro, na qual são aplicadas fitas de LED para serem interligadas às tintas condutivas, otimizando a geração de energia.
Saiba mais sobre o Solve for Tomorrow
Com coordenação geral do Cenpec, o Solve for Tomorrow é um programa conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos com a metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar problemas reais da sociedade.
No Brasil desde 2014, o programa tem coordenação geral do Cenpec e já envolveu mais de 185 mil alunos, mais de 42 mil professores e mais de 8 mil escolas públicas em todo o país. Em 2025, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 28%2 no número de projetos inscritos. A participação feminina também cresceu em 2025, contabilizando 111% mais professoras e 10% mais alunas envolvidas no programa2.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
2 Em relação ao ano anterior.