
Conhecida por integrar as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a abordagem STEM é uma forma de estimular o raciocínio crítico e a resolução de problemas complexos. E a Samsung celebra este Dia do STEM (8) reforçando seu compromisso com a educação. O programa de Cidadania Corporativa da empresa, Solve for Tomorrow1 Brasil, está em sua 12ª edição e é conhecida por utilizar a abordagem STEM no incentivo a alunos de escolas públicas, para que desenvolvam projetos científicos que são capazes de mudar a realidade de suas comunidades.
Educadores participantes da atual edição do programa, que tem coordenação geral pelo Cenpec, falam sobre a importância de iniciativas STEM para que os estudantes desenvolvam habilidades socioemocionais importantes para sua jornada acadêmica, profissional e civil.
Responsável por orientar os alunos do Projeto BabaçuTech, um forno sustentável de baixo custo, o educador Felipe Borges Pereira, do Instituto Estadual do Maranhão, em São Luís (MA), afirma que os projetos STEM refletem a maneira como os alunos enxergam a escola. “Eles descobrem que podem ser protagonistas e impactar a comunidade, e promove uma troca de ideias que vai além dos muros da escola. É muito gratificante esse reconhecimento por desenvolver um projeto inovador que muda a vida das pessoas. E isso também influencia a comunidade acadêmica a criar mais projetos científicos”, afirma.
Já para Francisco Renato Moreira da Silva, educador que orienta os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca (CE), a abordagem é uma das melhores práticas para trabalhar com jovens estudantes, pois são ideias que surgem voltadas, principalmente, para a resolução de problemas. “É uma metodologia que potencializa a criatividade e torna a ciência palpável para os alunos, além de contribuir com uma comunicação científica entre eles. Tenho observado uma transformação significativa no processo de aprendizagem. Eles estão engajados em fazer ciência atrelada à tecnologia”.
A equipe é responsável pelo projeto FiltrOcre, um filtro mineral de tratamento de água a partir de rejeitos do Granito Ocre. Para a aluna Mariane, uma das envolvidas, participar do Solve for Tomorrow tem sido importante para descobrir que ciência não é coisa de menino. “É uma oportunidade de perceber que nós, meninas, temos lugar de fala e que podemos estar integradas nesse meio científico. Me sinto importante e acolhida em saber que a ciência é para qualquer pessoa que esteja empenhada em fazer acontecer”, afirma a estudante.
Trabalhar com a abordagem STEM também tem sido benéfico para as alunas do Professor Galileu da Silva Pires, da Escola Estadual José Mota, em Manacapuru (AM). Já familiarizado com o Solve for Tomorrow Brasil, o educador explica que as alunas do 1º ano estão desenvolvendo um olhar crítico em relação às melhorias que podem ser aplicadas à comunidade, além do trabalho em equipe e a empatia para reconhecer as problemáticas locais e seus desafios.
“O trabalho em equipe é importante para direcionar as funções dentro do projeto. O programa tem estimulado essa interação entre elas para além do convívio em sala de aula, mas em termos organizacionais de reuniões, trabalho e planejamentos”, conclui. A equipe criou um biofiltro de água usando carvão ativado a partir da ossada do peixe pirarucu.
Por dentro do Solve for Tomorrow
O Solve for Tomorrow é um programa conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos com a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar problemas reais da sociedade.
No Brasil desde 2014, o programa tem coordenação geral do Cenpec e já envolveu mais de 185 mil alunos, mais de 42 mil professores e mais de 8 mil escolas públicas em todo o país. Em 2025, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 28%2 no número de projetos inscritos. A participação feminina também cresceu em 2025, contabilizando 111% mais professoras e 10% mais alunas envolvidas no programa2.
Clique aqui para acessar a lista completa dos projetos finalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow. Outras informações estão disponíveis no site oficial do programa e na Samsung Newsroom Brasil.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
2 Em relação ao ano anterior.
