
Um grupo de alunos da Escola Estadual José Mota, em Manacapuru (AM), está entre os finalistas do Solve for Tomorrow Brasil1 com um protótipo de biofiltro para tratamento de água. Em sua 12ª edição brasileira, o programa de Cidadania Corporativa da Samsung – com coordenação geral pelo Cenpec – é conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos inovadores por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de atender a demandas reais da sociedade.
Formado por quatro alunas do 1º ano do ensino médio, o grupo desenvolveu o projeto ‘ArapaimAtivos: Um Biofiltro de água com a produção de carvão ativado da ossada do Pirarucu com Tecnologia Sustentável’ para beneficiar famílias sem acesso à água potável nos períodos de seca na região. O protótipo também atende à demanda de descarte da ossada do peixe pirarucu em rios e aterros, contribuindo com a contaminação da água e do meio ambiente.
Segundo Galileu da Silva Pires, professor e orientador da equipe, o carvão ativado da ossada do Pirarucu é uma alternativa ao carvão ativado de origem vegetal. “É uma estrutura óssea rica em minerais que dá a possibilidade de criar o carvão. É comum na nossa região fazer o peixe na brasa, e observamos que a ossada carbonizada poderia ser transformada em carvão”. O educador explica ainda que o projeto visa contornar a escassez de água, que afeta principalmente a população de áreas rurais e afastadas. “O rio seca, então o transporte para e isso afeta alimentação e a qualidade de vida nessas comunidades”, afirma.
“O projeto ArapaimAtivos gerou grande impacto na comunidade acadêmica da região de Manacapuru, ao mesmo tempo em que mostrou a sensibilidade das alunas em relação aos problemas e desafios enfrentados pela população local. Esse olhar crítico para identificar melhorias que podem ser aplicadas ao cotidiano das pessoas é uma habilidade importante, que costuma ser desenvolvida nos projetos STEM inscritos no Solve for Tomorrow. Estamos muito contentes em observar como esse projeto tem beneficiado a sociedade”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“O ArapaimAtivos é um exemplo de como a educação pode ser um instrumento de transformação social”, acrescenta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Além do impacto ambiental direto, o projeto tem um grande valor para a comunidade escolar de Manacapuru. É uma iniciativa que fortalece o vínculo de todas e todos com a escola”.
Atualmente focadas nos testes de campo, as alunas querem otimizar o sistema de filtragem do protótipo. Até o momento já foi possível filtrar dois litros de água no período de uma hora e duas comunidades serão contempladas com o sistema – uma delas em uma escola e outra em uma casa localizada na Zona Rural de Manacapuru. Dessa forma, o grupo espera observar o comportamento do Biofiltro de maneira prática na comunidade
Para Galileu, o Solve for Tomorrow veio para recuperar a educação na Escola José Mota. “Fizemos um mutirão para reabrir o laboratório, que estava fechado. Limpamos e colocamos tudo para funcionar, inclusive o setor de informática, com os computadores. A comunidade estava esperando isso acontecer para reviver a escola e a educação dos alunos. Manacapuru só tem a agradecer”, conclui.
Votações abertas para o Júri Popular
O Solve for Tomorrow Brasil está com as votações do Júri Popular abertas até o dia 28 de novembro. Nessa etapa, o público pode contribuir votando no(s) seu(s) projeto(s) favorito(s) quantas vezes quiser no site oficial do programa. Os três projetos mais votados serão premiados na cerimônia que acontecerá no dia 2 de dezembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Samsung Brasil no Youtube. Relembre os dez finalistas clicando aqui.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil. A lista completa dos finalistas está disponível clicando aqui.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
