Solve for Tomorrow Brasil: relembre os vencedores da região Sudeste, que foram destaque em nove edições do programa

No Brasil desde 2014, o Solve for Tomorrow1, programa global de cidadania corporativa da Samsung, é conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem protótipos que apresentam soluções com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com coordenação geral realizada pelo Cenpec, a edição brasileira do programa está com as inscrições abertas para a atual edição, e dá destaque a projetos inovadores criados para solucionar problemas e atender às demandas urgentes da sociedade, e os estados da Região Sudeste do Brasil se destacaram com projetos premiados em pelo menos nove edições do programa. Saiba mais detalhes abaixo.

Na edição mais recente do programa, estudantes da Escola Estadual Professora Iraci Sartori Vieira da Silva, em Franco da Rocha (SP), ficaram entre os projetos de destaque na categoria Vencedores Nacionais com o projeto ‘H.E.R – Hand Exoesqueleton for Rehabilitation’. O protótipo é composto por uma mão robótica feita na impressora 3D para auxiliar um aluno com síndrome de down que tem dispraxia. 

Também na edição de 2024, os alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), foram destaque entre os projetos selecionados na categoria Júri Popular, com o protótipo denominado ‘InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia’. Outro protótipo de destaque na categoria foi desenvolvido por estudantes da Escola Técnica Estadual Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP), que criaram um equipamento chamado ‘Pharmakos’, para gerenciamento de medicações e suporte a pacientes e seus cuidadores. Saiba mais clicando aqui.

O Estado do Espírito Santo se destacou na edição de 2023 do Solve for Tomorrow com uma equipe de alunos de Vila Velha. Os estudantes do Instituto Federal de Vila Velha desenvolveram uma Biofábrica sustentável para combater a contaminação da água de maneira simples e com baixo custo. Na mesma edição, um grupo de alunos da Escola Estadual Angelo Scarabucci, em Franca (SP), recebeu uma menção honrosa por seu projeto ‘Silêncio Consciente’, desenvolvido para controlar o nível de ruído em sala de aula e contribuir com o desenvolvido de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA).

O Solve for Tomorrow Brasil destacou em 2021 um projeto de Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás. O protótipo foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), a fim de reduzir o desperdício de alimentos em ambiente escolar. Clique aqui para saber mais sobre o projeto, que ficou em destaque na categoria Vencedores Nacionais.

edição de 2019 do Solve for Tomorrow Brasil também destacou um projeto do interior de São Paulo. Os alunos da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca, desenvolveram um protótipo que reutilizou resíduos da indústria calçadista para criar capacetes sustentáveis para ciclistas. E no ano anterior, o protótipo ‘Rhizoflorando o mangue‘, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso, em Vila Velha (ES), se destacou por investigar alternativas de extração da casca da Rizhophora mangle (mangue vermelho) para a preservação do ecossistema local e viabilizar a atividade econômica de comunidades tradicionais.

Em 2017, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso também foi destaque na categoria Vencedores Nacionais. Na ocasião, os alunos desenvolveram o projeto ‘DesPÓluir’, composto por supressores de poeira à base de polímeros sustentáveis, que reduzem a emissão de material particulado. No mesmo ano, o projeto ‘Da nascente, água corrente: a história e destino de uma mina’, da Escola Estadual Culto à Ciência, em Campinas (SP), ficou entre os destaques na categoria Júri Popular. Conheça os demais destaques da edição clicando aqui.

O destaque do Solve for Tomorrow em 2016 foi para a Escola Técnica Estadual Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, em Iguape (SP). Os alunos da instituição desenvolveram um protótipo para Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira. E no ano anterior, na segunda edição do programa no Brasil, um grupo de alunos da mesma escola recebeu destaque ao criar um projeto para a produção de pescado consorciada à hidroponia e energia solar no quilombo.

Em 2014, quando o Solve for Tomorrow chegou ao Brasil, a Escola Técnica Estadual Prefeito José Esteves, em Cerqueira César (SP), ficou em destaque na categoria Vencedores Nacionais com o projeto ‘Sustendiesel: S.O.S. para o meio ambiente’. No mesmo ano, a Escola Técnica Estadual Augusto Tortolero Araújo, em Paraguaçu Paulista (SP), recebeu uma menção honrosa pelo projeto ‘Utilização de Games para Práticas de Educação Ambiental’. Conheça mais detalhes sobre a edição clicando aqui.

Participe da 12ª edição do Solve for Tomorrow

As inscrições para o Solve for Tomorrow Brasil 2025 ficam abertas até o dia 16 de julho no site oficial do programa. Podem participar as equipes das redes públicas, municipais, estaduais e federais compostas por 3 a 5 estudantes do ensino médio. Para a edição de 2025, professores de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever como professor orientador, desde que acompanhados por um professor parceiro da área das Ciências da Natureza ou da Matemática. Saiba mais clicando aqui.

No Brasil desde 2014, o programa já envolveu mais de 179 mil alunos, mais de 39 mil professores e 7 mil escolas públicas em todo o país. Em 2024, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 42%2 no número de professores e de 10% no número de alunos inscritos. A participação feminina também cresceu em 2024, com um aumento de 37,9%2 em relação ao ano anterior.

Na América Latina também desde 2014, o programa já alcançou mais de 400 mil alunos e professores de escolas públicas em 21 países. As práticas pedagógicas de destaque de vários desses países estão disponíveis no site Solve for Tomorrow LATAM, plataforma que também oferece conteúdos para professores e educadores, com o objetivo de fortalecer e reconhecer os profissionais que atuam no desenvolvimento de soluções inovadoras e na formação de jovens estimulando o uso da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.

2 Em relação ao ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *