
A Samsung acaba de anunciar os 10 projetos finalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil1, seu programa de Cidadania Corporativa com coordenação geral pelo Cenpec. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem soluções inovadoras, por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), considerando demandas reais das comunidades em que vivem.
Na 12ª edição brasileira do programa, as regiões que se destacaram entre os finalistas foram Nordeste e Norte, com quatro e três equipes selecionadas, respectivamente. Já o estado com maior número de projetos finalistas foi Pará, com equipes dos municípios de Marabá e Mãe do Rio.
Entre os temas abordados pelos projetos do Solve for Tomorrow Brasil, a Sustentabilidade é o que mais tem se destacado ao longo dos últimos anos, sendo também o tema de maior relevância nesta 12ª edição. Outros temas abordados pelas equipes foram saúde e construção civil.
Nesta última etapa antes da premiação dos vencedores, cada equipe finalista produz um vídeo para explicar em detalhes a ideia do projeto desenvolvido ao longo do programa. Esses conteúdos serão publicados no site oficial do Solve for Tomorrow para ajudar o público a escolher o seu favorito quando as votações do Júri Popular forem abertas, no dia 19 de novembro. Até lá, os finalistas continuam participando de mentorias com os especialistas do programa, a fim de aplicar possíveis melhorias aos seus projetos.
“Conhecer os finalistas de cada edição do Solve for Tomorrow é sempre emocionante, pois assistimos de perto como esses jovens estudantes têm se empenhado em criar protótipos inovadores para gerar mudanças positivas em suas comunidades. O Solve for Tomorrow reflete a visão global de Cidadania Corporativa da Samsung: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, que incentiva justamente esse desenvolvimento dos alunos participantes, a fim de alcançarem seu pleno potencial e se tornarem verdadeiros agentes de transformação, por meio da educação atrelada à tecnologia, inovação, pesquisa e ciência”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“A diversidade de temas e a profundidade das soluções propostas nas etapas de semi e de finalistas desta 12ª edição mostram como o programa consegue mobilizar o potencial dos jovens para enfrentar desafios reais em suas próprias comunidades”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “Esses projetos vão além de boas ideias – representam iniciativas concretas de mudança. Estamos orgulhosos de acompanhar a trajetória desses estudantes e professores, que demonstram como a educação pública de qualidade é fundamental para a construção de um país mais justo e inovador”.
Confira os projetos finalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil
Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira
Filtrocre: Filtro Mineral para Tratamento de Água feito dos rejeitos do Granito Ocre
Pedra Branca, CE
Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso
Efeito de Extratos Vegetais em Aedes aegypti visando uso em estações disseminadoras de larvicidas
Itumbiara, GO
Escola Técnica Estadual Lauro Gomes
Projeto-occhio
São Bernardo do Campo, SP
Escola Estadual José Mota
ArapainaAtivo um Biofiltro de água com a produção de carvão ativado da ossada do Pirarucu com Tecnologia Sustentável
Manacapuru, AM
IFPA – Campus Industrial de Marabá
Ecoluz Trap – Tecnologia de Baixo-Custo contra Vetores na Amazônia
Marabá, PA
Escola Herbert de Souza, C E-Ef M
Erva de Santa Maria: sabonetes antipulgas sustentável e natural
São José dos Pinhais, PR
EEEM Padre Marino Contti
Produção de Painéis Ecológicos a partir de Compósito Residual formado pelas cascas da Mandioca e de Ovos de Galinha
Mãe do Rio, PA
IFRN – Campus São Paulo do Potengi
Bioconcreto
São Paulo do Potengi, RN
Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido
Apollo SPX (Solid Propellant Experiment)
Cuité, PB
Instituto Estadual do Maranhão – Itaqui Bacanga
BabaçuTech: Soluções sustentáveis e tecnológicas para transformação social da Amazônia Maranhense
São Luís, MA
12ª edição registrou aumento no número de inscrições
O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, desde a edição de 2023, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 185 mil alunos, mais de 42 mil professores e mais de 8 mil escolas públicas em todo o país.
Em 2025, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 28%2 no número de projetos inscritos. A participação feminina também cresceu em 2025, contabilizando 111% mais professoras e 10% mais alunas envolvidas no programa2.
Veja o cronograma da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil
16 de outubro a 28 de novembro: Mentoria e desenvolvimento dos protótipos para as 10 equipes finalistas
19 de novembro a 28 de novembro: Votação pelo Júri Popular
1º de dezembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
2 de dezembro: Resultado dos vencedores da 12ª edição
Acompanhe a Samsung Newsroom Brasil para mais novidades sobre o Solve for Tomorrow e demais iniciativas da Samsung.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
2 Em relação ao ano anterior.