Desenvolvido em Mãe do Rio (PA), projeto de painéis para reduzir o ruído em salas de aula é finalista do Solve for Tomorrow Brasil

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Marino Contti, no município de Mãe do Rio (PA), estão na final do Solve for Tomorrow Brasil1 com um projeto de painel ecológico, desenvolvido com o objetivo de diminuir o ruído sonoro em salas de aula. 

O grupo, formado por três alunos do 2º ano do ensino médio, criou ‘Painéis Ecológicos’ a partir de compósito residual formado pelas cascas da mandioca e de ovos de galinha, a fim de atenuar os ruídos que podem dificultar a jornada de aprendizagem dos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nosso foco é a sala de aula, o ambiente escolar. A ideia é preencher uma sala de aula completa, atenuando os ruídos que também podem gerar transtornos emocionais para os professores”, explica Antonio Denilson Leandro da Silva, que é orientador da equipe.

O educador esclarece que o nível de ruído considerado normal chega a 60 decibéis e, em sala de aula, a equipe já registrou um índice próximo de 90. “Para pessoas não autistas, esse nível de ruído já é semelhante ao do trânsito em grandes cidades. Quando pensamos no cenário de sala de aula, isso pode implicar no transtorno emocional para o professor, além de complicações na concentração e na aprendizagem dos estudantes. Isso fica ainda mais grave quando falamos dos estudantes com TEA, pois apresentam maior sensibilidade”.

“O envolvimento dos alunos paraenses com seu projeto é realmente inspirador. Para além dos testes e dos resultados apresentados pelos painéis, eles também se preocupam em desenvolver um bom pitch, para apresentar seu projeto da melhor forma possível, e se debruçam em leituras e estudos para continuar aplicando melhorias. Existe um verdadeiro cuidado em analisar os resultados obtidos e uma preocupação genuína em impactar sua comunidade positivamente. Esse olhar empático junto à ciência é um primeiro passo grandioso para sua jornada acadêmica”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.

“Esse projeto é um grande exemplo de como a abordagem mão na massa, proposta pelo Solve for Tomorrow Brasil, desperta o protagonismo juvenil”, acrescenta Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “A equipe uniu conhecimento científico e um olhar empático para buscar uma solução criativa e sustentável, demonstrando como a educação pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade e a inclusão”.

Atualmente na fase de testes, o professor Antonio explica que, enquanto trabalham no projeto, os alunos têm desenvolvido habilidades como trabalho em equipe, argumentação científica e senso de empatia. “Eles são muito colaborativos e trabalham juntos para entender a proposta e a finalidade do protótipo. Também desenvolveram a escrita e a argumentação, trazendo todo o embasamento da ideia e buscando pesquisas que dão amparo e suporte ao que estão fazendo. Quanto à comunicação verbal, estão cada vez mais desinibidos e apresentando o projeto com segurança e fluidez”.

Antonio conta ainda que, até as famílias dos participantes estão engajadas com o projeto, saindo a campo para conseguir materiais, como cascas de ovo, para serem usadas pelo grupo. “O Solve for Tomorrow é uma alternativa para repensar o modelo de ensino, a construção e as vivências no ambiente escolar, colocando o aluno como protagonista nessa produção do conhecimento. Isso gera um impacto social enorme, além de ajudar esse aluno a assimilar determinados conteúdos transversais que permeiam a matemática, a engenharia, as ciências da natureza e outros campos de estudo. Isso mudou minha perspectiva enquanto professor e a minha visão sobre o fazer a docência”, conclui.

Votações abertas para o Júri Popular

O Solve for Tomorrow Brasil está com as votações do Júri Popular abertas até o dia 28 de novembro. Nessa etapa, o público pode contribuir votando no(s) seu(s) projeto(s) favorito(s) quantas vezes quiser no site oficial do programa. Os três projetos mais votados serão premiados na cerimônia que acontecerá no dia 2 de dezembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Samsung Brasil no Youtube. Relembre os dez finalistas clicando aqui.

Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil

1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *