Solve for Tomorrow Brasil realiza oficinas com estudantes e professores da rede pública de São Luís (MA)

O Solve for Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec, oferece oficinas de Design Thinking aos estudantes e professores da rede pública de ensino de São Luís, Maranhão, nos dias 29 e 30 de abril. A oficina voltada aos educadores oferece ferramentas para o ensino com base no desenvolvimento de projetos em sala de aula, enquanto a oficina voltada aos alunos visa ajudá-los a observarem demandas necessárias para a melhora das comunidades em que estão inseridos.

As oficinas fazem parte do Programa Solve for Tomorrow Brasil, que está com as inscrições abertas até o dia 10 de julho – saiba mais clicando aqui –, e visam estimular professores e estudantes a criarem projetos de iniciação científica em diálogo com as demandas de suas comunidades.

Oficinas do Solve For Tomorrow Brasil em São Luís, MA

Realizadas nesta segunda-feira (29), no Bluetree São Luís. A oficina do Solve for Tomorrow Brasil ofertada aos professores da rede pública tem como objetivo apresentar caminhos didáticos que os apoiam nesse processo, para que possam ajudar os alunos a desenvolverem um olhar investigativo focado em soluções para o enfrentamento de situações-problema.

Já a oficina voltada aos alunos é exclusiva para os estudantes matriculados no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA Pleno São Luís), que recebe a ação na terça-feira (30). A oficina tem como objetivo sensibilizar jovens estudantes da região, convocando-os a terem um papel ativo na criação de ideias e soluções para melhorias, além de estimular o corpo discente a interagirem com as disciplinas relacionadas à metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Sobre o Solve for Tomorrow Brasil

O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow Brasil, acesse a página oficial do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *