
Um grupo de alunos do Instituto Federal do Pará, no Campus Marabá Industrial, está entre os finalistas do Solve for Tomorrow Brasil1 com um projeto de combate a Vetores na Amazônia. Atualmente em fase de votação do Júri Popular, o programa de Cidadania Corporativa da Samsung é conhecido por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a criarem projetos inovadores por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a fim de solucionar problemas reais de suas comunidades e da sociedade em geral.
Desenvolvido por três alunas e dois alunos do 2º ano do curso técnico de controle ambiental integrado ao ensino médio, o projeto ‘EcoLuz Trap – Tecnologia de Baixo-Custo contra Vetores na Amazônia’ funciona como uma armadilha para atrair e eliminar os mosquitos vetores de doenças, sendo uma alternativa de baixo custo em relação aos sprays inseticidas disponíveis no mercado. Além disso, o modelo criado pelos alunos é feito com materiais reutilizados e não contém qualquer produto químico que possa desencadear quadros alérgicos ou de intoxicação.
“A ideia é desenvolver um protótipo feito com lata de leite, tampas de garrafa, papelão e peças eletrônicas de equipamentos sem uso, como cooler de computador e fios de aparelhos antigos. Também desenvolvemos um site com um passo a passo, para que as pessoas aprendam a montar suas próprias armadilhas em casa usando o kit que oferecemos em nosso projeto. As armadilhas também não queimam, não dão choque e não contém químicos, sendo seguros para a saúde dos usuários”, afirma Riguel Feltrin Contente, que é professor e orientador do grupo.
“Ao trabalhar em um protótipo de baixo custo e financeiramente acessível, os alunos de Marabá mostram uma atenção especial à população local de baixa renda. Trata-se de um protótipo que pode impactar a saúde das pessoas quando aplicado em locais com potencial para se tornarem criadouros desses mosquitos. Isso mostra um olhar estratégico e empático, que são essenciais para a humanização de qualquer projeto científico”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“O projeto EcoLuz Trap apresenta uma solução tecnológica que nasce de um grande entendimento da realidade local. Os estudantes de Marabá mostram como a ciência pode e deve ser inclusiva, oferecendo uma resposta concreta, acessível e sustentável a um problema de saúde pública”, destaca Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec. “Outro destaque desse projeto está também em sua simplicidade e eficácia. Ele combina princípios de eletrônica, consciência ambiental e saúde pública em uma solução replicável”.
Durante as mentorias, o grupo trabalhou na testagem do protótipo, fazendo experimentos para analisar seu nível de captura. Riguel conta que, em um segundo momento, os alunos também trabalharam no desenvolvimento do site com o passo a passo para ensinar as pessoas a montarem suas próprias armadilhas. “Nesse processo, a equipe evoluiu muito em termos de organização e definição de prioridades. Outras habilidades desenvolvidas durante o programa foram o senso de empatia, o trabalho em equipe e as relações interpessoais. Tem sido uma experiência valiosa para eles”.
Para o educador, o Solve for Tomorrow é um programa único, tanto pelas mentorias quanto pela oportunidade de fazer ciência fugindo do modelo padrão de ensino. “É uma oportunidade de ter esse conhecimento profissional ao nosso alcance. Os mentores e toda a equipe do programa criam atividades semanais e dão suporte para enxergarmos os problemas e pensarmos nas resoluções. Isso foge da rotina escolar e incentiva os alunos, dando a eles e à escola um reconhecimento importante”, conclui o professor.
Votações abertas para o Júri Popular
O Solve for Tomorrow Brasil está com as votações do Júri Popular abertas até o dia 28 de novembro. Nessa etapa, o público pode contribuir votando no(s) seu(s) projeto(s) favorito(s) quantas vezes quiser no site oficial do programa. Os três projetos mais votados serão premiados na cerimônia que acontecerá no dia 2 de dezembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Samsung Brasil no Youtube. Relembre os dez finalistas clicando aqui.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
