
Um grupo de alunas do Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso, em Itumbiara (GO), está entre os finalistas da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil1, o programa de Cidadania Corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec. A iniciativa é conhecida por estimular a criação de protótipos inovadores com base na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para solucionar problemas e atender demandas reais da sociedade.
Desenvolvido por cinco alunas da 1ª série do ensino médio, o projeto visa o controle do mosquito Aedes aegypti substituindo produtos tóxicos que são utilizados em estações disseminadoras de larvicidas, também conhecidas como EDLs, por larvicidas naturais. De forma geral, as estudantes produziram um larvicida natural que é levado pela fêmea do mosquito aos criadouros de difícil acesso. Sustentável e de fácil acesso à população, o protótipo usa extrato da planta saboneteira como estratégia acessível para ajudar no controle das doenças e do mosquito vetor de vírus.
Segundo a Dra. Ayanda Ferreira Nascimento Lima, que é professora e orientadora do grupo, o projeto nasceu a partir do aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Para o desenvolvimento do protótipo, foram instaladas 18 EDLs em campo, e a partir delas pudemos coletar, analisar e monitorar o estado dos ovos e larvas do mosquito. Nosso objetivo é saber se essa ideia pode diminuir a quantidade de focos e temos trabalhado com o Departamento de Endemias do município para fazer essa vistoria”, explica.
“O projeto desenvolvido pelas alunas de Itumbiara levanta uma importante questão de saúde pública. Coletar e analisar dados, monitorar o comportamento desses vetores e trabalhar em cima de números reais mostra o interesse genuíno dessas jovens em contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida em sua comunidade”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina. “Além disso, é uma grande satisfação observar o crescente interesse do público feminino no que diz respeito à pesquisa e à ciência nas escolas públicas. Esperamos que o Solve for Tomorrow continue alcançando cada vez mais alunas e educadoras em todo o Brasil”.
“O Solve for Tomorrow Brasil mostra que, com oportunidade e incentivo, jovens estudantes são capazes de se mobilizar para construir soluções que têm um imenso impacto em seus territórios”, afirma Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec. “A equipe de Itumbiara não apenas identificou um desafio de saúde pública, mas utilizou o método científico de forma rigorosa para desenvolver uma solução criativa e acessível. É um exemplo do poder de transformação social através da educação”.
Para Ayanda, a tomada de decisões foi uma das principais habilidades desenvolvidas pelos alunos durante a criação do projeto. “Tomamos muitas decisões nesse trabalho, ele é amplo e tem muitas possibilidades, então essa tomada de decisão baseada em evidências, em observação e experimentação teve um avanço importante. Também houve muito trabalho colaborativo, comunicação, formulação de hipóteses e um forte senso de análise crítica com base em dados reais da nossa comunidade. Elas usaram muito da metodologia científica e investigativa para encontrar dados como o índice de casos em nossa cidade e o que a comunidade tem feito para reduzi-los”.
A educadora reforça ainda que os resultados obtidos em campo só foram alcançados com a ajuda das mentorias, que são oferecidas aos alunos a partir da semifinal do programa. Ela conta que a análise em laboratório do efeito larvicida com água de torneira (tornando-o mais acessível para a população) foi uma sugestão da mentora do grupo, contribuindo significativamente com o avanço do trabalho. “O Solve for Tomorrow dá esse estímulo, essa motivação e esse incentivo para continuarmos trabalhando, pesquisando e testando. Ao olhar tudo o que fizemos até agora, posso dizer que nos apaixonamos pelo projeto que desenvolvemos”, conclui.
Votações abertas para o Júri Popular
O Solve for Tomorrow Brasil está com as votações do Júri Popular abertas até o dia 28 de novembro. Nessa etapa, o público pode contribuir votando no(s) seu(s) projeto(s) favorito(s) quantas vezes quiser no site oficial do programa. Os três projetos mais votados serão premiados na cerimônia que acontecerá no dia 2 de dezembro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Samsung Brasil no Youtube. Relembre os dez finalistas clicando aqui.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil.
1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
